Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 11 > Servidores e estudante compartilham conhecimentos na Mostra de Extensão e Produção Científica

A atividade ocorreu na tarde da última quinta-feira (24)
por publicado: 25/11/2016 09h46 última modificação: 25/11/2016 09h46

A Mostra de Extensão e Produção Científica foi um momento para socializar de experiências, conhecimentos e resultados obtidos na execução de projetos de Pesquisa e Extensão. Durante toda a tarde dessa quinta-feira (24), servidores e estudantes se reuniram para trocar ideias e conhecer os trabalhos uns dos outros. A atividade reuniu participantes do IFPB e de outras instituições de ensino e pesquisa.

Sentados nos Círculo de Cultura, metodologia utilizada na atividade, os pesquisadores e extensionistas apresentaram seus trabalhos, que foram segmentados em cinco eixos temáticos: Gestão e Sustentabilidade, Integração Escola Comunidade, Inovação e Tecnologia, Arte, Cultura e Design, Educação e Esporte.

Em cada sessão os mediadores questionavam e estimulavam os participantes a falarem sobre a vivência que cada um teve durante a realização dos projetos. A piscóloga Sylvana Melo, uma das moderadoras a atividade, levou os participantes a refletirem sobre os resultados de seus trabalhos. "Nosso saber está a serviço de quem? Temos que olhar para a realidade e ver o que nossa pesquisa pode oferecer de retorno para a sociedade", frisou.

Para o estudante do 3º ano do Curso Técnico de Controle Ambiental, Gabriel Andy da Silva, a Mostra foi um evento importante e indispensável da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus João Pessoa. "Disseminar a nossa perspectiva de trabalho, como grupo de pesquisa, foi uma forma muito eficaz de envolver discentes e docentes. E a troca de experiências com outros trabalhos, ver outras abordagens, despertou novas ideias de trabalhos".

O professor do IFPB Marcelo Buriti parabenizou a organização da XI SCT por proporcionar esse momento de divulgação do conhecimento produzido no IFPB. "Essa Mostra teve uma importância ímpar para a formação de alunos pesquisadores, além de ser um diferencial para a formação deles como cidadãos", observou. O docente acrescentou que a experiência foi muito rica com a discussão de temas que foram desde saúde até metodologia de ensino.

"O nível dos trabalhos está excelentes, mas acredito que ainda pode melhorar quando os professores se conscientizarem e transformarem sua prática de ensino, envolvendo os alunos na construção do conhecimento", finalizou Buriti.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa