Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 11 > Professor de Construção de Edifícios deposita patente pelo IFPB

Professor de Construção de Edifícios deposita patente pelo IFPB

O projeto consiste em um método que apresenta soluções para conter risco ambiental
por publicado: 21/11/2016 17h10 última modificação: 21/11/2016 17h10

Mais uma pesquisa realizada no Campus João Pessoa é encaminhada para pedido de patente de inovação junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). O método de utilização, reciclagem e reuso do sulfato de cálcio dihidratado, sem processo de calcinação, foi desenvolvido pelo professor Jeferson Mack, em parceria com seu professor orientador da Universidade Federal da Paraíba, Sandro Marden Torres.

O projeto foi fruto de pesquisas desenvolvidas durante o Doutorado do docente em Engenharia Mecânica na UFPB. De acordo com o professor, a iniciativa é de grande importância não só para a área em que leciona (Construção Civil), como também para a área ambiental, uma vez que uma das finalidades do projeto é encontrar soluções para conter riscos ambientais.

A pesquisa consiste em uma metodologia que apresenta soluções para conter o risco ambiental provocado pelos resíduos do gesso, que vem sendo consumido em grande quantidade. O professor explica que o gesso não deve ser depositado em aterros sanitários e lixões. “Os resíduos de gesso endurecido não devem ser jogados em aterros sanitários porque sob determinadas condições ambientais eles se transformam em gás sulfídrico (H2S), que possui odor característico de ovo podre, além de ser também um gás inflamável, então deve ser feita uma coleta à parte desse material”.

De acordo com o professor, essa metodologia possibilita ainda utilizar determinados resíduos para fazer moldagens de blocos e tijolos no setor da reciclagem industrial, por exemplo. Além disso, ele complementa que “é uma pesquisa muito interessante do ponto de vista ambiental porque além de ter a reutilização desses materiais, não há necessidade de calcinar o material, o que evita a poluição por meio da queima”.

O professor Jeferson alerta para a importância de patentear projetos dessa magnitude. “Quando você vai desenvolver um projeto, pesquisa ou material ou qualquer equipamento utilizado na pesquisa é um processo muito trabalhoso que demanda tempo e dedicação, daí o seu trabalho corre o risco de ser utilizado comercialmente por pessoas que não fizeram parte do desenvolvimentodele”, frisou o docente.

Comunicação Social do Campus João Pessoa