Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 11 > Metodologias diversas são aplicadas durante Minicursos da SCT

Metodologias diversas são aplicadas durante Minicursos da SCT

A proposta foi apresentar trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de forma dinâmica
por publicado: 24/11/2016 16h00 última modificação: 24/11/2016 16h00

Compartilhar conhecimentos de forma introdutória para despertar o interesse pelo tema é a proposta dos Minicursos. Na semana de Ciência e Tecnologia do Campus João Pessoa, além da exposição teórica, diversas metodologias como dinâmicas, estudos de caso, resolução de atividades, entre outras, são utilizadas na apresentação dos trabalhos.

Só nesta quinta-feira (24), mais de 20 atividades foram programadas . Entre elas, o minicurso "Introdução a Percepção Musical", minsitrado pelo professor Danilo Cardoso, que abordou os princípios básicos e introdutórios e buscou familiarizar os participantes com conhecimentos e habilidades essenciais na prática musical.

Com um exercício prático, o docente tocava uma nota musical e solicitava que os participantes a identificassem, com o objetivo de aprimorar a percepção auditiva deles. Para Elizabeth Velozo, estudante do primeiro período do Curso Técnico Subsequente de Instrumento Musical, além de ser muito interessante, a realização do minicurso foi importante por inserir atividades musicais e de artes num evento de ciência e tecnologia.

A professora Denize de Oliveira apresentou o minicurso "A Pesquisa Escolar em Tempos de Internet" e discutiu sobre como a internet tem influenciado a vida escolar e acadêmica. A docente também abordou as possibilidades da internet para a pesquisa de trabalhos e como as informações obtidas de forma online são usadas pelos estudantes. Outro ponto discutido foi a questão do plágio e da ética na conduta dos alunos com relação às pesquisas realizadas na internet.

"Quem tem habilidade de leitura terá uma navegação na internet mais eficiente e bem sucedida", afirmou. Denize acredita que busca de informações para a elaboração de um trabalho escolar ou acadêmico alcança seu objetivo quando o estudante consegue compreender, integrar as informações selecionadas e depois reapresentá-las de forma coerente nos trabalhos e textos produzidos a partir das informações coletadas. Ela trouxe textos sobre plágio e discutiu o tema com os presentes de forma interativa.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa