Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 10 > Programação variada marca a IV Semana de Química no Campus João Pessoa

Programação variada marca a IV Semana de Química no Campus João Pessoa

O evento contou com atividades teóricas e práticas nos turnos da manhã e tarde
por publicado: 20/10/2016 14h26 última modificação: 21/10/2016 08h39

Palestras, minicursos, mesas redondas e oficinas fizeram parte da programação da VI Semana de Química do IFPB-Campus João Pessoa. Com a temática "Novos Rumos para os Cursos de Licenciatura", o evento buscou despertar o interesse dos participantes pelas diversas áreas de atuação, ensino e pesquisa da Química.

Em uma das atividades, a professora Keliana Santos abordou a necessidade e urgência de pesquisas em Química que estudem sustentabilidade, a relação da Química com o Meio Ambiente e com a saúde humana e dos animais. Na palestra "Desreguladores Endócrinos", a docente expôs como algumas substâncias fabricadas por indústrias têm afetado e degradado o biossistema.

Keliana destacou que um dos papeis dos alunos de Química é contribuir com estudos para melhorar a vida das pessoas e o Meio Ambiente. "Os desreguladores endócrinos são substâncias que afetam os organismos mamíferos, causando desordem hormonal e podem levar a mutagênese, uma das causas do câncer. E essas moléculas estão presentes em fármacos, cosméticos, alimentos e até na água. Por isso, o objetivo da palestra foi trazer esse tema à discussão para que os alunos pensem no futuro da profissão e como resolver essas questões", pontuou.

No primeiro dia de atividades da VI Semana da Química também aconteceu a oficina de produção de cosméticos, coordenada pela professora Fátima Vilar. Na atividade, os participantes conheceram os processos químicos necessários para fabricar sabonete, perfume, pomada de cânfora, sachê perfumado e aromatizadores, além de aprenderem os métodos de segurança adotados na manipulação dos materiais. A oficina contou com a participação dos alunos Bruno Silva, Layce Pontes, Rafael Arruda e Reynaldo Borges, do curso de Licenciatura em Química.

No minicurso de Quimiluminescência, o professor da UFPB, Pablo Nogueira, falou como o fenômeno pode ser usado de várias maneiras em sala de aula. A Quimiluminescência é uma forma de luminescência artificial (sintética), que gera luminosidade por meio de reações químicas. O docente explicou que a aplicação do fenômeno se popularizou, mas antes era uma área conhecida apenas nas universidades de centros de pesquisa.

Pablo Nogueira mostrou que há várias possibilidades de utilização da Quimiluminescência, como identificar substâncias, em estudos clínicos, no ramo da Química Forense, entre ouras áreas. No doutorado do docente da UFPB, ele estudou como utilizar o fenômeno para verificar a presença da vitamina B12.

"Também é uma excelente opção didática e de instrumento do ensino para Curso Superior de Licenciatura em Química e fazer ensaios práticos", explicou. O professor levou os participantes da atividade para o laboratório para fazerem algumas experiências e o resultado impressionou.

Veja mais fotos do evento na nossa página no Facebook.
Comunicação Social do Campus João Pessoa