Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 09 > Projeto de extensão realizou ação educativa no dia 31 de agosto

Projeto de extensão realizou ação educativa no dia 31 de agosto

"Feira de Jaguaribe em Foco" levou informação sobre higiene e outros temas
publicado: 02/09/2016 10h51 última modificação: 02/09/2016 10h55

Na última quarta-feira, dia de agosto, os integrantes dos projetos de extensão "Feira de Jaguaribe em Foco" e "Feira Legal" realizaram uma ação social e educativa na Feira de Jaguaribe. O objetivo foi levar informações sobre higiene, além de fazer um diagnóstico sobre os principais problemas elencados por feirantes e clientes.

Segundo a professora Margareth Rocha, ao longo de um ano e meio foram aplicados 400 questionários para coleta de dados que possam mostrar uma fotografia da feira e, a partir deles, desenvolver outros trabalhos. "Também vamos divulgar esses resultados para que os órgãos públicos possam fazer alguma melhoria. É preciso entender que o lugar é bom de comercializar e oferece bons produtos a seus consumidores, por isso merece uma melhoria na infraestrutura", pontuou.

Além da professora Margareth o projeto conta com a participação dos professoers Daniel Matos e Alexandre Ribeiro e dos alunos Isla Marcolino, Rafael Arrua e Vitória Rodrigues.

Alguns feirantes confirmaram que uma das principais necessidades da Feira de Jaguaribe é melhorar as condições do local. Para Raquel que trabalha há mais de 50 anos vendendo verduras e feijão verde a estrutura da feira precisa ser recuperada. "Espero que melhore a localização das barracas, a infraestrutura, limpeza, iluminação e a segurança", comentou. .

A opinião de quem costuma fazer as compras na feira é de que realmente o local precisa passar por algumas mudanças na estrutura.“Frequento a feira há mais de 15 anos e vejo que é preciso melhorar a infraestrutura do lugar, a segurança e, acima de tudo, a limpeza”, afirmou o servidor público Luciano Resende. Já o aposentado João Chagas reforçou que a feira precisa de um ambiente que proporcione mais higiene.

Para os estudantes que participam do projeto também constataram que melhorias simples como a instalação de mais coletores de lixo é extremamente necessária. "Convivemos com comerciantes e consumidores durantes esses 6 meses,e aplicando os questionários, vimos que eles tem uma carência grande de infraestrutura e que o poder público precisa aparecer para possam oferecer uma estrutura melhor para eles", disse Rafael, estudante de Química do IFPB-Campus João Pessoa.

A participação no projeto fez com que a estudante de Gestão Ambienta Vitória Rodrigues se interessasse pelo tema e se aprofundasse no estudo para desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a problemática do lixo na feira. "Vimos que há resíduos em todos os lugares, jogados tanto por consumidores como feirantes e muitos deles não tinham conhecimento do que eram resíduos sólidos. Entregamos panfletos com informações para divulgar o que é e como descartar, para que eles possam ter conhecimento sobre a responsabilidade que cada um tem sobre seus próprios resíduos", observou Vitória.