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Ensino Superior

por 1897683 publicado 31/05/2021 10h50, última modificação 20/07/2021 17h03
As perguntas foram agrupadas por temas

PORTAL DO ESTUDANTE

1. Quando esqueço minha senha de acesso do portal do estudante e não consigo redefinir, com quem devo entrar em contato?

A troca de senha ocorre por meio do link “criar ou recuperar senha” do Portal do Estudante. Por meio desse procedimento, um link de recuperação é enviado para o e-mail que o candidato cadastrou no momento da inscrição, por isso, é preciso verificar qual e-mail foi utilizado para a inscrição. Em caso de não ter mais acesso ao e-mail que foi cadastrado, a solicitação de troca do e-mail do cadastro deve ser enviada para: COMPEC compec@ifpb.edu.br ou para Coordenação de Controle Acadêmico cca.jp@ifpb.edu.br. Na solicitação, o estudante deve enviar nome completo, CPF e e-mail para o qual deseja realizar o procedimento da recuperação/criação da senha.



TRANSFERÊNCIA

1. Como faço para realizar uma transferência de outra Instituição para o IFPB?

Existem duas opções: participando de edital de Processo Seletivo Especial, lançado semestralmente pela Pró-Reitoria de Educação (PRE). A modalidade para esse caso é ‘Transferência Externa’ e, atualmente, a forma de seleção é por meio de Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE). A outra opção seria a Transferência ‘ex officio’ (regulamentada por legislação federal específica).

2. Como faço para solicitar a transferência para outra Instituição?

É necessário que o estudante consulte a Instituição para a qual tenha interesse em se transferir para verificar a documentação necessária. Após obter as informações, entrar em contato com o Departamento de Ensino Superior e a Coordenação de Controle Acadêmico.

 

APROVEITAMENTO

1. Como faço para solicitar aproveitamento de disciplinas na graduação?

O Aproveitamento de Estudos é solicitado pelo estudante de forma online através do SUAP, e se dá mediante abertura de Processo Eletrônico (menu Administração/Processos Eletrônicos/Requerimentos). O prazo limite para o pedido de aproveitamento é fixado no Calendário Acadêmico do Campus


REINGRESSO

1. Como faço para retomar o meu curso, faltando apenas fazer o estágio ou TCC?

Estudantes que perderam o vínculo em até cinco anos e que faltam apenas defesa de TCC ou Relatório de Estágio podem requerer reingresso a qualquer momento (Art. 8 da Resolução Ad Referendum nº 37 de 13 de setembro de 2019 – Conselho Superior IFPB). O Pedido de Reintegração de Matrícula para Conclusão de Curso é solicitado pelo estudante de forma utilizando o SUAP, e se dá mediante abertura de Processo Eletrônico (menu Administração/Processos Eletrônicos/Requerimentos). Caso o estudante não tenha permissão, é necessário fazer a solicitação no protocolo geral do campus. É necessário que o estudante anexe também uma Declaração de Aceite de Orientação do professor orientador.

 

ESTÁGIO

1. Como faço para ter acesso à documentação para fazer meu estágio?

Com a pandemia, estamos fazendo todos os procedimentos de forma online. Você pode acessar diretamente a página Estágio no Portal do IFPB e também nos enviar um e-mail, caso tenha alguma dúvida, para coejp@ifpb.edu.br.

 

2. Como faço para retomar meu curso, pois só falta fazer o estágio?

Se o estudante já cumpriu os requisitos de conclusão, faltando apenas o estágio, temos as seguintes situações previstas: o tempo é definido no Projeto Pedagógico do Curso e a este é dado o prazo de mais 50% deste tempo para cumprir todos os requisitos necessários para formatura. Caso ultrapasse o tempo, é possível solicitar a extensão do prazo através de processo para o colegiado do curso.

 

SOLICITAÇÃO DE NADA CONSTA

1. Como faço para solicitar o “nada consta” para emitir o meu certificado de conclusão?

As declarações de nada consta devem ser solicitadas aos setores Financeiro, Biblioteca Nilo Peçanha e Coordenação de Apoio ao Estudante (CAEST-JP), através dos seguintes e-mails:
- financeiro.jpa@ifpb.edu.br;
- bibliotecajp@ifpb.edu.br;
- caest.jp@ifpb.edu.br.

Na solicitação, o estudante deve informar nome completo, curso, matrícula e CPF.  O tempo médio para resposta será entre 24h e 72h.

 

DIPLOMAS E COLAÇÃO DE GRAU

1. Como sei que estou apto para solicitar minha colação de grau?

Para estar apto é necessário ter cumprido todos os requisitos de conclusão do seu curso , como Disciplinas Obrigatórias, Atividades Complementares, TCC, Estágio e ENADE. Informe-se se há pendências na coordenação do seu curso.

2. Como faço para solicitar a emissão do meu diploma de curso superior e minha colação grau?

A solicitação de Diploma e Colação de Grau poderá ser feita pelo estudante, por meio do sistema SUAP, no ambiente de aluno(a), na funcionalidade “requerimentos”. O caminho para acesso é: Administração -> Processos eletrônicos -> Requerimentos -> Adicionar requerimento.

Deve-se atentar ao prazo limite para abertura de Processo que é fixado durante o período letivo.

O estudante poderá ter acesso a mais informações sobre os requerimentos eletrônicos e documentos necessários na Portaria PRE/IFPB nº 30/2020.

Para solicitar Colação de Grau e Diploma de Conclusão de Curso Superior, o estudante deverá:
1. Anexar ao requerimento os seguintes documentos (LEGÍVEIS e no formato pdf) (utilizar o botão upload de documentos externos):
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Documento de Identidade;
- CPF (se houver o número no documento de identidade, dispensa documento a parte);
- Título de eleitor(a);
- Certidão de Quitação eleitoral (pode ser obtida no endereço http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
- Comprovante de quitação militar (sexo masculino, maior de 18 anos);
- Certificado de conclusão do Ensino Médio;
- Histórico escolar do Ensino Médio.

2. Solicitar declaração de "Nada Consta" dos setores de Departamento de Orçamento e Finanças (DOF-JP), Biblioteca Nilo Peçanha e Coordenação de Apoio ao Estudante (CAEST-JP), e anexá-las junto à documentação acima no processo a ser aberto. Você pode obter as declarações de forma remota através dos e-mails:
- financeiro.jpa@ifpb.edu.br;
- bibliotecajp@ifpb.edu.br;
- caest.jp@ifpb.edu.br.

3. Imprimir, preencher e assinar a Declaração de responsabilidade pela autenticidade da documentação anexada. Essa declaração deverá também ser inserida no processo. Ela substitui a autenticação presencial dos documentos.

Após abertura do processo, este é enviado à coordenação do curso para verificação dos requisitos acadêmicos de conclusão, depois segue para análise do Controle Acadêmico. Uma vez considerado apto a colar grau e receber o diploma, o aluno é incluído automaticamente na próxima Solenidade de Colação de Grau e deverá aguardar o contato da equipe do Núcleo de Cerimonial e Eventos para receber orientações referentes à Colação de Grau.

 3. Como faço para solicitar a segunda via do diploma?

A segunda via do diploma deverá ser solicitada, de forma online, através do SUAP, e se dá mediante abertura de Processo Eletrônico (menu Administração/Processos Eletrônicos/Requerimentos). Se o egresso não tiver acesso ao SUAP, deverá solicitar no Protocolo Geral do Campus. Diplomas com data de emissão a partir de 2010 requerem apenas que sejam anexadas Certidão de Nascimento ou de casamento, acompanhado do RG. Para Diplomas emitidos antes do ano de 2010, será necessário anexar documentação Completa (Consultar Coordenação de Controle Acadêmico por e-mail: cca.jp@ifpb.edu.br).

4. Após solicitação do diploma, quanto tempo devo esperar para que ele fique pronto e onde devo buscá-lo?

Se o processo de pedido de diplomação não tiver pendências, o diploma é emitido pela Coordenação de Controle Acadêmico (CCA) em até 60 dias e encaminhado para a Diretoria de Cadastros, Certificação e Diplomação da Reitoria onde será auditado. São até 60 dias para ser devolvido à CCA, onde será disponibilizado para retirada pelo estudante. A indicação de que o diploma está pronto e disponível para entrega é quando o processo está com status “finalizado”. A tramitação do processo pode ser acompanhada nos endereços:

Processo físico: https://suap.ifpb.edu.br/protocolo/consulta_publica/

Processo eletrônico: https://suap.ifpb.edu.br/processo_eletronico/consulta_publica/

O processo eletrônico também pode ser acompanhado diretamente no ambiente de aluno, no SUAP, no caminho Administração > Processos Eletrônicos > Processos.