Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Eventos > 2022 > 06 > Programa Qualifica Mais EnergIF inicia em três campi do IFPB

Programa Qualifica Mais EnergIF inicia em três campi do IFPB

Cajazeiras, João Pessoa e Patos receberam os estudantes do curso FIC
por Ana Carolina Abiahy publicado: 07/06/2022 15h18 última modificação: 07/06/2022 15h25

O Programa Qualifica Mais EnergIF iniciou em três campi do Instituto Federal da Paraíba nos últimos dias: João Pessoa, Cajazeiras e Patos. O curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (instalador de sistemas fotovoltaicos) é presencial e tem 200 horas de duração. O IFPB ofereceu 290 vagas em quatro campi. Em Esperança, o curso iniciou no dia 30 de maio.

Na sexta-feira, 03 de junho, foi realizada a aula inaugural nos campi de João Pessoa e de Cajazeiras. Os cursos do EnergIF foram abertos para qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade e ensino fundamental completo. Eles recebem assistência estudantil por cada dia de aula frequentada.

No campus João Pessoa, duas turmas, cada uma com 25 alunos, iniciaram as aulas. O coordenador adjunto do EnergIF no campus JP, Walmeran Trindade, adianta que as turmas do novo ciclo devem começar a estudar em 04 de julho. Segundo o professor Walmeran, as primeiras turmas têm uma formação bem heterogênea.

“Temos engenheiros na turma, temos alguns estudantes de nossos cursos técnicos, e o público alvo do programa que eram pessoas apenas com a formação do ensino fundamental”, comentou. A aula inaugural teve uma palestra de empresário do ramo de sistemas fotovoltaicos que é um dos professores externos do programa.

Walmeran destaca que os alunos se mostraram muito interessados em ingressar neste ramo de sistemas de energia renovável. A aula inaugural do turno da tarde foi prestigiada pelo diretor do Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos do campus JP, Leonardo Amorim. À noite, a coordenadora geral do EnergIF no IFPB, Kalina Medeiros, também compareceu para dialogar com a turma.

ENERGIF IFPB PATOS 3 - Copia.jpg No campus Patos do IFPB, a aula inaugural aconteceu na segunda-feira, 06 de junho, para duas turmas, uma a tarde e outra à noite, cada uma com 25 alunos. A aula inaugural foi prestigiada pelo diretor geral do Campus Patos, Ronaldo Lima e o diretor de ensino Paulo Marcelo. O coordenador do programa EnergIF no campus Patos é o professor Bruno Almeida.

De acordo com o coordenador, os alunos se mostraram ansiosos para começar o curso. “Esse momento da aula inaugural é de recompensa de todo um trabalho para montagem do curso. Agradeço ao diretor Ronaldo por todo o suporte, por não medir esforços para realização do curso”, destacou Bruno.

A recepção às turmas contou com a palestra do Mestre em Engenharia Elétrica Almir Rogério, que trabalha em uma empresa de Energia Solar na cidade Patos falando das oportunidades no setor de energia solar. Segundo o coordenador, os alunos relataram que esse curso é uma oportunidade de mudança de vida.

No campus Cajazeiras, a coordenação adjunta do EnergIF é do professor Leonardo Pereira de Lucena Silva. A recepção aos 40 estudantes foi realizada no auditório. Os alunos receberam informações sobre o curso de Formação Inicia e Continuada (FIC), conheceram as equipes pedagógicas do programa e o espaço do IFPB, além de receber os kits com mochila, estojo e caderno.