Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Eventos > 2020 > 08 > Campus João Pessoa promove evento alusivo ao Dia Nacional do Combate ao Fumo

Campus João Pessoa promove evento alusivo ao Dia Nacional do Combate ao Fumo

Será realizada uma roda de conversa on-line sobre tabagismo nessa quinta-feira (27), às 15h
por publicado: 25/08/2020 11h02 última modificação: 26/08/2020 18h57

Autoridades de saúde em todo mundo alertam sobre os diversos prejuízos à saúde que o hábito de fumar causa. Além de estar relacionado a uma variedade de tipos de câncer, o tabagismo também é um dos fatores que ocasionam doenças cardiovasculares. O dia 29 de agosto foi instituído como Dia Nacional do Combate ao Fumo.

Estudo recente da Fundação Oswaldo Cruz, realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas apresentou resultados que apontam para o aumento no consumo de cigarros no Brasil. O estudo identificou que 34,3% dos entrevistados que se declararam fumantes passaram a consumir mais cigarros por dia durante a pandemia; 22,8% aumentaram em dez, 6,4% em até cinco e 5,1% em 20 ou mais cigarros. Todo o contexto de incertezas, medo, ansiedade e estresse, gerados pela pandemia são alguns dos fatores apontados como responsáveis pelo aumento do consumo de cigarro. Esse fato, aliado aos prejuízos provocados pela utilização de cigarros e em especial durante a pandemia exige algumas reflexões.

Muitas doenças são causadas pelo consumo do cigarro, dentre elas as cardíacas e pulmonares, para além dos vários tipos de cânceres. Dentre os malefícios à saúde bucal os principais são: halitose (mau hálito); câncer bucal (denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral, mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca); doença periodontal (processo inflamatório crônico nos tecidos de suporte dentário), além de manchas na mucosa bucal, dentes e restaurações. Pode ainda afetar a fertilidade masculina, a viabilidade da gravidez e gerar malformação fetal. Some-se a tudo isso, o fato de que as principais comorbidades colocadas como fator de risco para a Covid-19 são decorrentes do tabagismo.

Pensando em como ajudar a comunidade acadêmica na luta contra o vício, o IFPB Campus João Pessoa promoverá um evento para falar sobre o uso do cigarro, os riscos que ele representa e como é possível tratar a dependência. O evento será uma roda de conversa on-line sobre tabagismo que acontecerá nessa quinta-feira, dia 27 de agosto, às 15h. Este debate inicia a agenda de rodas de conversas, organizada pelas coordenações de Promoção Social e Qualidade de Vida/DGDP e de Prevenção e Assistência à Saúde/DAEST.

A atividade será realizada por meio da plataforma de videoconferências Google Meet. As inscrições devem ser feitas através do telefone (83) 9.81831282. A roda de conversas vai contar com a presença de profissionais de saúde e psicólogos, que têm vasta experiência sobre o tema.

“Parar de fumar é uma decisão difícil, na qual se enfrenta o desafio da abstinência, uma vez que todos os produtos de tabaco contêm nicotina, substância viciante. Contudo, parar de usá-lo é a melhor maneira de proteger sua saúde, de seus entes queridos, especialmente as crianças, que ficam expostas à fumaça”, reforça a coordenadora da CPSQV Iolivalda Lima.

Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações da Coordenação de Promoção Social e Qualidade de Vida/DGDP e a Coordenação de Prevenção e Assistência a Saúde/DAEST