Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Eventos > 2019 > 09 > Campus João Pessoa organiza campanha “Coração em Dia”

Campus João Pessoa organiza campanha “Coração em Dia”

Diversas atividades estão programadas para o dia 27/09 e uma caminhada em 01/10
por publicado: 19/09/2019 08h46 última modificação: 19/09/2019 08h46

Em alusão ao dia mundial do coração, o Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP), por meio da coordenação de Promoção Social e Qualidade de Vida (CPSQV), vai realizar a campanha "Coração em Dia". A ideia é proporcionar a servidores do campus João Pessoa momentos de atenção e cuidado com a saúde cardíaca.

Por meio de parceria com o Ibama, a Geap, a Facene/Famene, a UNIMED e a Coordenação de Prevenção e Assistência em Saúde (CPAS) do campus, a campanha "Coração em Dia" vai promover diversas atividades nos dias 27 de setembro e 01 de outubro.

Estão programados os seguintes serviços: verificação de pressão arterial; teste de glicemia; cálculo do IMC; avaliação nutricional; treinamento físico para cardiopatas; orientações médicas sobre cardiologia; orientações sobre higiene bucal e a sua correlação com as doenças do coração (com brindes para os 60 primeiros participantes); zumba; e caminhada ecológica. Acesse aqui a programação completa neste link.

Os servidores e colabores que tiverem interesse na Caminhada Ecológica no Jardim Botânico Municipal, devem encaminhar mensagem para o e-mail: cpsqv.jp@ifpb.edu.br. No campo ASSUNTO, deve conter “CAMINHADA ECOLÓGICA e no corpo da mensagem o interessado deve informar o nome, telefonte, setor e matrícula.

O objetivo da campanha é alertar os servidores para ações preventivas de combate às doenças cardiovasculares, como: hipertensão arterial, enfarte do miocárdio, angina, doenças das válvulas cardíacas, arritmias, entre outras. “Segundo o Ministério da Saúde, em 2018 foram realizadas 83.909 cirurgias cardíacas em adultos. E no Brasil, em 2017, cerca de 169.557 pessoas morreram por doenças cardiovasculares”, alerta Iolivalda Lima, coordenadora da CPSQV.

Iolivada também reforça a importância de os servidores estarem atentos a alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de doenças cardiovasculares, entre eles: açúcar elevado no sangue (diabetes); colesterol elevado; triglicerídeos elevados; pressão arterial elevada; excesso de peso e obesidade; hábito de fumar; abuso de bebidas alcoólicas; sedentarismo; e má higiene bucal.

Comunicação, Cerimonial e Eventos do IFPB Campus João Pessoa