Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2023 > 11 > 6ª Semana de Educação, Ciência e Tecnologia começa amanhã

6ª Semana de Educação, Ciência e Tecnologia começa amanhã

São três dias de evento com muitas palestras, oficinas, minicursos e outras atividades. A 6ª Secitec conta ainda com um planetário e um posto de atenção à saúde disponíveis para toda a comunidade.
por publicado: 28/11/2023 21h44 última modificação: 28/11/2023 21h48

Começa amanhã mais uma edição do maior evento de educação do Vale do Piancó, a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do IFPB Campus Itaporanga. O evento, que está em seu sexto ano, traz como tema desta vez o Sertão 4.0 e segue com programação até a próxima sexta-feira (1), com palestras, minicursos, oficinas e outras atividades educativas e lúdicas. Ainda é possível se inscrever pelo site do evento: https://www.even3.com.br/secitec-2023.

A abertura do evento será às 8h da manhã, tendo uma atração musical surpresa e algumas homenagens. O primeiro dia da programação está repleto de atividades diversificadas, como a palestra on-line com o Prof. Luciano Meira (UFPE) sob o título “Educação 4.0 e tecnologias para aprendizagem”. À tarde, Gustavo Soares, colaborador da Microsoft nos Estado s Unidos, apresentará sua palestra sobre a relação da Inteligência Artificial com a Educação.

Ao longo dos três dias da Secitec, os estudantes, servidores e visitantes poderão participar de uma sessão no planetário móvel instalado dentro do próprio campus. As inscrições serão feitas na hora. São várias sessões por dia, com duração de 30 minutos. Assim, todo mundo pode aproveitar.

Na quinta-feira (30), haverá uma Feira de Profissões com uma roda de conversas com profissionais de várias áreas, além de atendimento do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) a estudantes interessados em estágio ou em ser Jovem Aprendiz. O campus é, a partir de agora, conveniado ao IEL, o que facilitará o cadastro dos estudantes no sistema.

O último dia do evento, sexta-feira (1), contará com um posto de atenção à saúde com a presença de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Distrital de Itaporanga, além de oficina de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros. Toda a comunidade poderá aproveitar serviços do SUS, gratuitos portanto, como aferição de pressão, teste de glicemia e vacinação, contra Covid, Hepatites, HPV, Meningite e outras doenças. O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, por isso haverá também campanha de conscientização pela prevenção e testagens no local.

Confira a programação completa no site.

Tema e conceito do logotipo da 6ª  Secitec

O número 4.0 do tema sugere um sertão atualizado, avançado. Esse conceito está refletido tanto na identidade visual do evento quanto em sua programação. A identidade visual da 6ª Secitec é uma criação da estudante Karen Rodrigues Prudêncio, do curso de Edificações. Nas palavras da própria autora, o logotipo é "uma releitura da xilogravura, arte presente na clássica literatura de cordel. O "vôo do Carcará", ave típica do sertão nordestino, animal rápido e adaptável, remete aos avanços tecnológicos e científicos que tivemos nas últimas décadas no Sertão, mostrando como tivermos um grande salto tecnológico e nos adaptamos a novas necessidades, levando a Educação de excelência com a presença do IFPB nesta região".