Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2018 > 10 > Campus vai ofertar curso básico de Arduino e suas tecnologias

Campus vai ofertar curso básico de Arduino e suas tecnologias

Ação faz parte de projeto de extensão de prestação de serviços para a comunidade
por publicado: 11/10/2018 16h55 última modificação: 11/10/2018 21h41

O Campus Itaporanga oferecerá capacitação em desenvolvimento tecnológico através de curso de Formação Inicial e Continuada – FIC à comunidade local.

Intitulado “Arduino e suas tecnologias” e com 40 horas de carga horária, o curso atenderá a dois públicos: alunos do curso técnico em informática, vinculados ao Mediotec – ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) – da Escola Estadual Adalgisa Téodulo da Fonseca, em Itaporanga-PB, e alunos do IFPB Campus Itaporanga. Do total, serão 30 vagas, sendo 20 vagas para alunos do Mediotec e 10 para alunos do IFPB Itaporanga.

O curso foi viabilizado após contemplação pelo Edital de Extensão nº 11/2018 – PROGRAMA DE APOIO INSTITUCIONAL À PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, o qual exige (por ser uma ação de extensão) que haja predominância da comunidade externa nas atividades do projeto. Assim, foram reservadas 20 vagas para a única turma do curso técnico em informática (Mediotec) em Itaporanga, não havendo, portanto, concorrência para este público. No caso do IFPB Itaporanga, que possui mais de 150 alunos, foi estabelecido um critério de classificação distinto.

Para os alunos do Mediotec, as inscrições poderão ser feitas diretamente no Campus Itaporanga, apresentando cópias da identidade, CPF, certidão de casamento ou nascimento, comprovante de conclusão de curso, comprovante de residência e foto 3x4. A classificação se dará por ordem de inscrição.

Já para os alunos do IFPB Itaporanga se inscreverem, é necessário preencher um formulário simples (clique aqui). Haverá uma classificação conforme média aritmética das notas de matemática (1º e 2º bimestres de 2018), em ordem decrescente. Em seguida, será divulgada lista dos classificados e deferidos para matrícula.

Em resumo, os prazos seguem como listados abaixo:

Alunos Mediotec

- Inscrições e matrícula: 11 a 17/10

Alunos IFPB

- Inscrições: 11 a 15/10

- Divulgação dos deferidos para matrícula: 16/10

- Matrículas: 16 e 17/10

Arduino pode ser considerada uma tecnologia para todos! Trata-se de uma placa de prototipagem de custo acessível, funcional e de fácil programação.

Para o Coordenador de Tecnologia da Informação do Campus e ministrante do curso, Arley Willer, o projeto busca despertar o interesse por pesquisa e tecnologia com foco em soluções para o cotidiano, promover a inclusão digital no contexto das novas tecnologias e da internet das coisas (Internet of Things – IoT) e estimular o surgimento de produtos e serviços tecnológicos fabricados pela comunidade local cujo propósito seja contribuir com a simplicidade e o conforto nas diversas atividades diárias do corpo social.

Por Arley Willer, com imagens de www.filipeflop.com