Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2018 > 04 > Representantes do campus participam do lançamento e capacitação da Rede de Combate ao Assédio no IFPB

Servidores e alunos foram capacitados para atuar nos campi como ponto de apoio: acolhimento e orientação
por Arley publicado: 06/04/2018 10h28 última modificação: 16/04/2018 11h13

Aconteceu, nos dias 05 e 06/04, no auditório da Reitoria -casa rosada, o lançamento da Rede de Combate ao Assédio no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O objetivo do evento foi capacitar uma equipe de servidores e alunos para atuarem nos campi no combate a todos os tipos de assédio (sexual, moral, virtual, dentre outros), contra o corpo discente do IFPB, possibilitando a realização de discussões e a efetivação de ações contra a prática.

Participaram da cerimônia de lançamento a reitora em exercício, professora Mary Roberta Marinho; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo; a coordenadora de Ações Inclusivas, Larissa Cossetti; além de servidores, alunos, representantes do Diretório Central dos Estudantes, do Grêmio Estudantil e do Sindicato dos  Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (SINTEF-PB). “O IFPB, como instituição de ensino, reconhece a importância desse tipo de inciativa de combater qualquer forma de assédio, reunindo não só servidores e alunos, mas profissionais da sociedade para debater o tema”, frisou Larissa Cossetti.

Em dezembro do ano passado, iniciou-se a implantação da Rede de Combate ao Assédio, quando uma comissão foi formada para preparar o seu lançamento e construir um documento que alinhará as ações em todos os campi. Em cada campus do IFPB, haverá um núcleo ao qual os estudantes poderão recorrer se forem vítimas de assédios. “Os estudantes não estão sozinhos. A gente vai dar um apoio de direcionamento, esclarecimentos e servir de amparo”, ressaltou Larissa Cossetti, coordenadora de ações inclusivas da PRAE. O núcleo do campus é composto pelos seguintes representantes: Anaize Anália de Oliveira e Manoel Ferraz da Silva Filho (representate dos técnicos administrativos), Maria Clerya Alvino Leite (representante do corpo docente) e Jean Rodrigues da Silva (representante dos alunos). Na programação, os assédios foram abordados sob os pontos de vista da psicologia, justiça, assistência social, processual da administração pública, etc.

O assédio é entendido como toda e qualquer conduta ABUSIVA, FREQUENTE e CONSTRANGEDORA que possam trazer DANO a personalidade, a dignidade ou a integridade física. A promotora de justiça do Estado da Paraíba, Rosane Maria Araújo e Oliveira chama a atenção para os adjetivos que caracterizam o assédio. “O assédio se caracteriza pela exposição do indivíduo a situações HUMILHANTES e CONSTRANGEDORAS, geralmente, REPETITIVAS e PROLONGADAS. Se for um ato isolado, não caracteriza assédio, enfatiza a promotora.

Por Maria Clerya