Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 11 > Já está operando a Estação Meteorológica Automática do campus Itaporanga

Noticia

Já está operando a Estação Meteorológica Automática do campus Itaporanga

Estação Meteorológica Automática do Campus Itaporanga atenderá todo o vale do Piancó
publicado: 03/11/2017 11h18 última modificação: 03/11/2017 11h18
Após quatro dias de trabalho, os técnicos do INMET, Aloisio Lopes e Altamir Pereira, concluíram a montagem dos equipamentos da Estação Meteorológica Automática do campus Itaporanga, estando desde às 09:00 horas do dia de hoje (03/11/2017) em operação. A estação disponibiliza dados meteorológicas de temperatura, umidade, pressão, ponto de orvalho, radiação, precipitação, direção e velocidade do vento – garantindo assim a cobertura de um vazio de monitoramento meteorológico no Vale do Piancó e, por conseguinte, no Estado da Paraíba.

A referida estação está instalada em uma base física, numa área livre de obstruções naturais e prediais (dentro do IFPB – campus Itaporanga) situada em área gramada e cercada. Os sensores e demais instrumentos estão fixados em um mastro metálico de 10 metros de altura, aterrado eletricamente (malha de cobre) e protegido por pára-raios. Os aparelhos para as medições de chuva (pluviômetro) e de radiação solar, bem como a antena para a comunicação, ficam situados fora do mastro, mas dentro do cercado.

Os dados serão disponibilizados, em tempo real, no site do INMET (http://www.inmet.gov.br). Qualquer usuário que queira informação basta acessar o site e terá os dados reais.
Segundo o Diretor do Campus Itaporanga, professor Ridelson Farias, a Estação foi viabilizada graças à parceria firmada entre o IFPB, o IMMET e a Prefeitura Municipal. A grande vantagem é que os dados são coletados, armazenados e enviados de forma automática, o que suprime a possibilidade erros introduzidos no momento de coleta e de repassar os dados.

Texto: Ridelson Farias de Sousa
registrado em: