Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 11 > Professor do Campus apresenta trabalho no 3º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática

Evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro no período de 17 a 19 de novembro
por Arley publicado: 27/11/2017 08h32 última modificação: 27/11/2017 11h00

O professor de matemática do IFPB Campus Itaporanga, Marlon Tardelly Cavalcante, participou do 3º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, evento esse que fez parte do calendário oficial do Biênio da Matemática 2017-2018, na cidade do Rio de Janeiro. Este Simpósio teve por objetivo possibilitar uma maior reflexão sobre a formação do profissional da área de matemática, em especial do professor atuante na educação básica, debatendo propostas e possibilidades de melhorias na qualidade do ensino.

O professor apresentou no Simpósio um trabalho desenvolvido no Campus intitulado: Aprendizagens ubíquas: O uso de Screencasts em aulas de Matemática. Esse trabalho despertou interesse e curiosidade dos participantes do evento uma vez que mistura o lúdico e a tecnologia como aliados ao ensino da matemática. Os alunos que participaram do desenvolvimento do projeto relataram que “a atividade foi divertida, pois quebra a rotina de uma aula somente teórica como estamos acostumados”; “a produção do screencast foi um desafio e serviu como uma boa revisão do conteúdo, além de aprendermos muito durante a elaboração” e ainda que “este trabalho foi muito produtivo e através dele pudemos reconhecer outras maneiras de aprender Matemática. Além de ser um experiência de trabalho em grupo muito legal”.

Para o professor Marlon Cavalcante, nos dias atuais a aprendizagem pode acontecer independente das limitações do tempo e espaço da sala de aula, propiciando aprendizagens ubíquas, já que o screencast agrega conteúdos conceituais, interatividade e mobilidade, garantindo o acesso dentro e fora da sala de aula. “Ter apresentado esse relato de experiência em um evento de tamanha dimensão me engradece enquanto docente e, principalmente evidencia que nossos alunos apresentam dedicação, compromisso e competência para produzir recursos inovadores, destacando novas formas de aprender Matemática. A proposta foi ousada, justamente pelo fato de nossos alunos gostarem de constantes desafios”conclui o professor.

Texto: Marlon Tardelly