Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 05 > Vacinação de Professores contra a influenza em Itaporanga começa nesta terça-feira (16/05)

Noticia

Vacinação de Professores contra a influenza em Itaporanga começa nesta terça-feira (16/05)

Os professores devem comparecer ao local de vacinação portando o cartão de vacina e o contracheque que comprove a profissão.
por Arley publicado: 11/05/2017 07h53 última modificação: 11/05/2017 07h56

Os professores da rede pública e privada de ensino, em Itaporanga, começarão a ser vacinados nesta terça-feira (16/05), de acordo com o calendário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O diferencial da campanha de 2017 é que os professores de escolas públicas e privadas passam a integrar também o grupo de risco. Para esse grupo, a vacina estará disponível, das 7h às 13h, em um único polo de atendimento: Sala de Vacina do Hospital Infantil, situado a Rua Elvídio de Figueiredo (próximo a capela São José), Bairro: Bela Vista, sempre portando o cartão de vacina e o contracheque que comprove a profissão. Caso os professores não tenha o cartão, no local de vacinação poderá ser adquirido.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). É de grande transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

A Campanha de Vacinação contra influenza começou no dia 17 de abril dando preferência a grupos prioritários como trabalhadores da saúde e gestantes. No último dia 24 começaram a ser vacinados os demais integrantes do grupo de risco (idosos, puérperas - até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a menor de cinco anos, pessoas com comorbidades - necessário apresentação da prescrição médica, povos indígenas e integrantes do sistema prisional). Neste dia 16/05, inicia-se para professores. A campanha segue até o dia 26 de maio. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Conforme a Coordenadora Municipal de Imunização da SMS, Rossane Keile Sales da Fonseca, o cronograma da vacinação foi construído de acordo as remessas de vacinas recebidas, priorizando os grupos que estão mais expostos, os prioritários, preconizado pelo Ministério da Saúde tendo em vista uma forma mais sistemática, organizacional para atender os grupos, devido a grande demanda.

Dia  D – O dia D da campanha, acontecerá no próximo sábado, dia 13 de maio, das 7h às 12 h. Durante o dia D, todas as Unidades de Saúde da Família do município estarão vacinando todos que integram os grupos de risco e ainda não foram vacinados.

--

Texto: Clerya Alvino

Revisão: Ramon Guedes

registrado em: