Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2016 > 11 > I Semana de Arte e Cultura (SACIF) do IFPB – Campus Itaporanga

Noticia

I Semana de Arte e Cultura (SACIF) do IFPB – Campus Itaporanga

Manifestações da cultura local como teatro, dança, música, literatura, artes visuais e cultura popular foram abordadas no evento
publicado: 23/11/2016 18h38 última modificação: 02/12/2016 15h44

O Programa Integrador de Educação, Comunicação, Arte e Cultura para o Vale do Piancó – PIECAC-VP propôs como atividade de extensão ofertar à comunidade externa a I Semana de Arte e Cultura do Instituto Federal - Itaporanga (SACIF – Itaporanga) tendo como objetivo fundamental promover a integração das linguagens artísticas e sociais no ambiente acadêmico através de um espaço livre para expressão da comunidade interna e externa ao campus, compartilhando entre toda a população do Vale do Piancó as principais manifestações da cultura local como teatro, dança, música, literatura, artes visuais e cultura popular.

Esse programa foi executado pelo Núcleo de Apoio à Cultura Itaporanguense – NACITA, no qual espera-se como principal resultado do evento a inserção do IFPB como “equipamento de cultura” para todo Vale do Piancó.

Neste programa a comunidade interna do campus Itaporanga, os discentes do primeiro ano do curso técnico integrado em Edificações, orientados pelos docentes das disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e História, desenvolveram produções multidisciplinares que tiveram como resultado a produção e exposição do legado cultural da região do Vale do Piancó na SACIF – Itaporanga, que aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro de 2016.

Além da produção e exposição de elementos da cultura local, durante o evento, diversas atrações artísticas estiveram presentes. Havia exposição permanente de poemas produzidos pelos alunos da instituição nas aulas de Língua Portuguesa; exposição de artistas paraibanos devidamente pesquisados pelos alunos da instituição, bem como uma exposição dos trabalhos produzidos nas aulas de Arte.

No dia 22 de novembro, no turno da manhã, deu-se a abertura oficial do evento e estiveram presentes a Banda do Colégio Batista; o projeto de extensão “Um sonho musical”, do professor de Arte Jeremias Araújo, pertencente ao quadro docente do IFPB Campus Patos; projeto Abadá-capoeira, do professor Cleverland Ferreira (Graduado Gavião) que nos trouxe o tema da consciência negra e a capoeira, além de apresentação do grupo de dança do IFPB Itaporanga. No turno da tarde, contamos com a participação de cantores locais como Iara Gomes, Erinaldo Gomes e Tony; do GICI – Grupo de Incentivo Cultural de Itaporanga, com apresentação de flauta doce e percussão sob a coordenação do professor Odilon; do grupo de dança do IFPB Itaporanga; palestra sobre os princípios básicos da dança com o professor Cleverland Ferreira e a participação de alunos da instituição com canto e música.

No dia 23 de novembro, no turno da manhã, contamos com a presença de artistas locais como o poeta J. Sousa; apresentação de dança do grupo do IFPB; participação do escultor Gabriel, que expôs suas obras durante o evento e apresentação de dança do ventre da professora Ana Cristina. No período da tarde prestigiamos as apresentações de dança do GICI junto com Colégio Monteiro Lobato, apresentação de dança folclórica do GICI; palestra com as artistas plásticas Andrea Cassimiro e Ana Flávia, que expuseram suas vidas e obras artísticas realizando uma dinâmica com os expectadores e finalizamos o dia com apresentação de música com Denise.

O evento contou com alunos da rede pública e privada como espectadores, a participação efetiva de parceiros sociais como a ALCAITA e o GICI bem como a participação de toda a comunidade interna do Instituto e a comunidade externa.

Conforme esperado, a I SACIF tornou-se um veículo no apoio à disseminação e fomentação da arte e cultura local, visto que o IFPB - Campus Itaporanga foi o equipamento cultural robusto e eficaz na missão da proposta no projeto desse evento.

 Fotos: Renan Lucena

registrado em: