Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2024 > 02 > Inaugurado Novo Laboratório Maker com Equipamentos para Fabricação Digital

Inaugurado Novo Laboratório Maker com Equipamentos para Fabricação Digital

Um Espaço Multidisciplinar para Fomentar a Inovação, Criatividade e Aprendizado Prático

por publicado: 01/03/2024 09h24 última modificação: 01/03/2024 09h24

O Laboratório Maker é um espaço multidisciplinar equipado para atender às necessidades de estudantes e servidores que desejam explorar e trazer suas ideias à realidade através da prototipagem e fabricação digital.

Novos equipamentos foram adquiridos para o laboratório, incluindo impressoras 3D, uma máquina CNC de corte a laser, uma Plotter de recorte para trabalhos detalhados em diversos materiais, novas bancadas de trabalho, além de ferramentas manuais essenciais para a criação de protótipos, totalizando quase R$ 90 mil Reais de investimento. Esses recursos estão à disposição para transformar ideias inovadoras em realidade, oferecendo um ambiente para aprendizado, experimentação e desenvolvimento de projetos.

Este laboratório representa mais do que um espaço físico; é uma incubadora de ideias onde alunos e professores podem colaborar em projetos multidisciplinares, cruzando fronteiras entre diferentes áreas do conhecimento. Além de estimular a criatividade, o Laboratório Maker visa equipar nossa comunidade acadêmica com habilidades práticas valiosas que complementam a formação integral dos alunos.

Uma série de oficinas e atividades no novo laboratório estão sendo planejadas, começando com uma introdução à máquina CNC de corte a laser com o prof. Verilton Nunes. Essas oficinas são projetadas para familiarizar os participantes com os equipamentos e as possibilidades que eles oferecem, além de incentivar a colaboração e a troca de conhecimentos entre os membros da comunidade acadêmica.

Convidamos todos os estudantes, servidores e interessados a visitarem o Laboratório Maker e a participarem das atividades programadas. Mantenham-se atentos aos anúncios sobre as próximas oficinas e eventos que serão realizados neste espaço.