Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2023 > 12 > Estudantes da Escola Teonas da Cunha Cavalcanti – ECIT participam de ação do Projeto de extensão sobre o papel das lutas populares na construção da democracia.

por publicado: 26/11/2023 15h37 última modificação: 26/11/2023 15h37

Na quarta-feira (22/11/2023) os estudantes da Escola Teonas da Cunha Cavalcanti - ECIT (Juripiranga –PB) e do Campus Itabaiana-IFPB, dialogaram sobre o papel dos movimentos populares do Estado da Paraíba na construção da democracia e na luta por Direitos.

O diálogo aconteceu em uma Roda de conversa com a comunidade escolar em que todos e todas problematizaram a realidade histórica de pobreza e das desigualdades sociais no país sob o ponto de vista das classes populares.

As histórias de luta da Batalha do Riacho das Pedras, de Leonila Félix, de João Pedro Teixeira e Pedro Fazendeiro das Ligas camponesas, de Alagamar, de Margarida Alves, de Almir Muniz e da Cooperativa Itamaré; foram consideradas exemplos de enfrentamento dos problemas identificados e tentativa de transformação da realidade de exclusão das populações empobrecidas.

A participação política, a cidadania e a democracia foram temas discutidos entre os jovens estudantes. Essas discussões contribuíram para que todos refletissem sobre como os desafios ou problemas vivenciados na sociedade atual podem ser enfrentados por meio da organização social das comunidades e da participação ativa dos jovens.

A atividade é uma ação do Projeto de Extensão “EXPOSIÇÃO DIALOGADA: PROBLEMATIZANDO A HISTÓRIA DAS LUTAS POPULARES E CONSTRUINDO A DEMOCRACIA” apresentado ao Edital nº 05/2023 – PROEVEXC.