Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2023 > 12 > Caminhada histórica Itabaiana é realizada com o objetivo de valorizar a história

Caminhada pretende valorizar a memória e o patrimônio da cidade
por publicado: 18/12/2023 08h56 última modificação: 17/01/2024 15h13

Na sexta-feira (15/12/2023) o Campus Itabaiana em parceria com a Prefeitura da Cidade e atores locais, realizou a primeira Caminhada Histórica Itabaiana. O evento representa uma ação de valorização da história, da memória e do patrimônio da cidade.

A Caminhada teve início no Coreto da Praça Manoel Joaquim de Araújo, um equipamento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba - IPHAEP. Na sequência, locais como a Escola onde estudou o escritor José Lins do Rêgo, a Estação de trem, a Igreja Matriz, o antigo Cinema, o Paço Municipal e a Taberna cultural, foram visitados pelos caminhantes.

Durante todo o percurso os professores Flaviano Batista (história) e Emanuel Guedes (artes) mediaram reflexões sobre acontecimentos considerados significativos na história da Cidade, estilos arquitetônicos, modos de vida, artes, cultura etc.

Para acompanhar a caminhada todos os participantes receberam um Material Didático com o roteiro, informações históricas e culturais sobre a cidade. Esse material também foi distribuído nas ruas para os populares que estavam em frente de suas casas ou observando a caminhada como uma ação de incentivo e de valorização da história da Cidade. O Material foi construído pela Equipe do Projeto, pelo engenheiro/historiador Artur Anderson e pelo artista gráfico Murilo Oliveira.

Um dos momentos de culminância do evento aconteceu em frente a Antiga União de Artistas e Operários quando o artista Fred Borges declamou poesias em homenagem ao poeta Zé da Luz. Motivados pela atmosfera democrática e participativa do evento, os caminhantes também ajudaram a contar a história da Cidade ao relembrar momentos significativos vivenciados nos espaços e patrimônios visitados.

A atividade cultural representou uma ação do Projeto de Extensão CAMINHADA HISTÓRICA ITABAIANA, apresentado ao Edital nº 03/2023 - PROBEXC PROJETO.

O Campus Itabaiana agradece o apoio e a efetiva participação no projeto da Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFPB.