Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2023 > 11 > IFPB leva Reitoria Itinerante ao Campus Itabaiana

Destaque

IFPB leva Reitoria Itinerante ao Campus Itabaiana

Professores, técnico-administrativos e estudantes dialogaram com a Reitoria sobre melhorias para a unidade
por Angélica Lúcio publicado: 28/11/2023 09h25 última modificação: 28/11/2023 09h25

Terra de grandes nomes da cultura paraibana, como o multi-instrumentista Sivuca e o poeta Zé da Luz, o município de Itabaiana, localizado a 70 Km de João Pessoa, sediou uma edição da Reitoria Itinerante (Reiti) nesta segunda-feira (27). Após um hiato gerado pela pandemia de covid-19, que impediu a realização de eventos presencias, a Reiti chegou ao Campus Itabaiana do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) dando continuidade ao cronograma do segundo semestre.

Antes de começar as atividades oficiais da programação, a comitiva da Reitoria foi recepcionada pela direção-geral do campus com uma homenagem simbólica no coreto da cidade. No local, a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, recebeu das mãos de uma dupla de estudantes uma réplica da edificação centenária, confeccionada por um artesão local. Situado na Praça Álvaro Machado, o coreto foi erguido em 1914, sendo tombado em 1980 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

Em seguida, ao longo de todo o dia, professores, técnico-administrativos e estudantes puderam dialogar com a comitiva da reitora Mary Roberta Meira Marinho e a gestão do campus sobre temas previamente escolhidos por meio de um formulário eletrônico. Além da saudação inicial, entre um e outro questionamento, a dirigente do IFPB se posicionou sem meias palavras: ora apresentando dados de investimentos, ora revelando a realidade do Instituto em relação, por exemplo, à dificuldade para ampliar o quadro de técnicos ou a frota de veículos.

“A Reitoria vem aqui para pensar junto com vocês. Uma coisa são os ofícios, outra é estar aqui presente”, comentou Mary Roberta. Ela também ressaltou um ponto importante na atual versão da Reiti: o acompanhamento das demandas agora está mais rigoroso. “A gente teve uma fase anterior, hoje tem esse diálogo, que depois vai se materializar em projetos.  E o acompanhamento agora está mais sistemático, com cobranças periódicas do que foi discutido aqui. Após seis meses, teremos uma nova reunião, para ver como estamos”, explicou a reitora.

Integrando a comitiva da Reiti no Campus Itabaiana, também estavam:  Josi Batista (pró-reitora de Extensão e Cultura),  Lucrécia Teresa Gonçalves Petrucci (representando a Pró-Reitoria de Ensino); Rivânia de Sousa Silva (pró-reitora de Assuntos Estudantis); Daniel Vitor de Oliveira Nunes (diretor de Gestão de Pessoas); Mayara de Sousa Guimarães Fonseca (diretora de Comunicação e Marketing), além dos assessores especiais Adriano Ferreira de Melo e Edmundo Augusto da Silva Neto, que é o responsável por sistematizar todas as informações debatidas durante as edições da Reiti.

Na pauta, houve espaço para temas diversos e muito importantes, como segurança, acessibilidade, transporte e espaço para atividades físicas, debatidas pela manhã na reunião com os estudantes; bem como remoção de servidores, ampliação do quadro de técnico-administrativos, capacitação, funções gratificadas, editais de pesquisa, extensão e apoio ao ensino, além de questões relacionadas à infraestrutura do campus, abordadas no encontro com os servidores no turno da tarde.    

E o melhor: independentemente de serem temas amenos ou ácidos, as dúvidas, críticas e inquietações foram sempre expostas  de forma respeitosa e civilizada com o objetivo comum de buscar melhorias para o Campus Itabaiana. “As questões trazidas aqui tiveram muito a marca da empatia", ressaltou a pró-reitora de Assuntos Estudantis Rivânia Sousa Silva, ao elogiar as intervenções dos estudantes, em geral focadas no bem-estar dos colegas.

Reiti é espaço de reivindicações e muito diálogo

Diretor-geral do Campus Itabaiana, Henrique Nóbrega comentou sobre a passagem da Reiti na unidade. “Foi com muita satisfação que recebemos hoje a comitiva da Reitoria Itinerante.  Foi um momento importante no turno da manhã, reunidos com nossos estudantes, o corpo discente, e agora no turno da tarde com os nossos servidores. Este é um momento factível, concreto, do contato da Reitoria com os nossos estudantes e servidores, para a gente externar as inquietações, as nossas demandas e, o mais importante em uma Reitoria Itinerante, os encaminhamentos das pautas levantadas”, avaliou.

Para a estudante Maysa Beatriz, aluna do curso de Eletromecânica, o encontro foi maravilhoso, principalmente porque se mostrou um espaço não apenas de interlocução, mas de acolhimento e escuta ativa. “Teve muita atenção e dedicação aos alunos, houve muita compreensão. Eles expressaram a dedicação que tiveram com as falas dos alunos, com a preocupação dos alunos, com as demandas que os alunos trouxeram”, afirmou.

Maysa Beatriz ressaltou que os temas foram explicados de forma simples, para que todos pudessem entender bem e ter uma visão completa da situação. “A minha expectativa é que em algum momento, provavelmente muito breve, alguma demanda dessas vai ser cumprida”, complementou.  

Já a professora Francielly Alves Pessoa, docente de Língua Portuguesa, que fez várias intervenções durante a sessão com os docentes e técnico-administrativos, também acredita que essa edição da Reiti anuncia boas perspectivas para o Campus Itabaiana. “Eu gostei, eu avalio positivamente; é sempre positivo poder ter o espaço de debater”, disse. E acrescentou: “As questões foram respondidas. Eu acho que não 100%, mas dentro das possibilidades do que era possível ter retorno. Todas as falas foram bem colocadas e tentaram acolher as questões e as demandas trazidas aqui hoje”.

Francielly Pessoa ainda destacou a importância da realização da Reitoria Itinerante. “Eu, particularmente, sempre acho importante esses deslocamentos da Reitoria para as unidades porque quebra, primeiro, aquele mito de que a Reitoria não dialoga diretamente, que você só tem opção de conversar por meio da direção. Depois, porque aproxima mais, a gente consegue estabelecer laços muito mais diretos”.

Lucrécia Petrucci, diretora de Articulação Pedagógica, na ocasião representando a Pró-Reitoria de Ensino, afirmou que estava com o sentimento de missão cumprida na caminhada junto com os estudantes e servidores. Já o assessor especial Adriano Melo avalia que a Reiti em Itabaiana foi exitosa. “Achei ótima! O clima do campus é realmente muito acolhedor, e as discussões foram excelentes”.

Nesse clima também estava a pró-reitora de Extensão e Cultura. "Foi minha primeira Reiti. Adorei ter participado! Parabéns aos organizadores. A tranquilidade das discussões reflete a competência da gestão do campus", declarou Josi Batista.

registrado em: