Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2023 > 10 > Estudantes da Escola Estadual Arnaldo Maroja participam de roda de conversa sobre a História dos Movimentos Sociais e da Luta pela Terra na comunidade de Alagamar.

Momento de diálogo e de valorização da história da Luta da Comunidade de Alagamar pela Reforma Agrária.
por publicado: 20/11/2023 11h33 última modificação: 20/11/2023 11h33

Na quinta-feira (16/11/2023) a Escola Estadual Arnaldo Maroja na Comunidade de Alagamar, no município de Salgado de São Félix-PB, e os estudantes do Campus Itabaiana-IFPB, participaram de um momento de diálogo e de valorização da história da Luta da Comunidade de Alagamar pela Reforma Agrária.

A atividade foi organizada em dois momentos: Exposição e apresentação da história de luta dos Movimentos sociais da região e Roda de conversa.

Na Roda de conversa, os educandos e as educandas dialogaram sobre temas relacionados aos desafios da Comunidade de Alagamar, refletindo sobre a experiência de seus familiares (trabalhadores e das trabalhadoras da comunidade) na participação ativa na Luta pacífica pela Reforma Agrária.

Em um momento do diálogo, todos reconheceram a importância da comunidade, mais especificamente das juventudes, se manterem organizadas politicamente e valorizarem o trabalho rural como ação de enfrentamento de problemas sociais como as desigualdades, a exploração e a pobreza.

Um dos momentos mais importantes do encontro foi mediado pelo educador Ryan Geovanni Pereira da Silva, que convidou os presentes para cantar o Hino da Comunidade de Alagamar (do Autor Severino Izidro).

Na atividade todos vivenciaram uma experiência reflexiva sobre a importância da participação política das classes populares na luta por Direitos e na construção da democracia.

Participaram ativamente da construção da atividade a Diretora Josane Ferreira Tavares, os educadores e educadoras da Escola.

A atividade é uma ação do Projeto de Extensão “EXPOSIÇÃO DIALOGADA: PROBLEMATIZANDO A HISTÓRIA DAS LUTAS POPULARES E CONSTRUINDO A DEMOCRACIA” apresentado ao Edital nº 05/2023 – PROEVEXC.