Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2017 > 07 > Alunos de Gestão Comercial têm trabalhos aprovados no EnANPAD 2017

Alunos de Gestão Comercial têm trabalhos aprovados no EnANPAD 2017

O XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, ocorrerá em São Paulo - SP, entre os dias 01 e 04 de outubro de 2017.
por publicado: 08/07/2017 11h09 última modificação: 08/07/2017 11h09

Trabalhos de alunos de Gestão Comercial do IFPB – Campus Guarabira são aprovados no Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD) 2017, maior evento nacional da área.

O XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, ocorrerá em São Paulo - SP, entre os dias 01 e 04 de outubro de 2017 no WTC - World Trade Center São Paulo  e na FGV/EAESP, ambas localizadas na Av. das Nações Unidas, no bairro do Brooklin Novo. O evento está organizado em 11 (onze) Divisões Acadêmicas, que agregam Temas de Interesse da área de Administração e áreas afins.

Os trabalhos aprovados foram “Percepção de justiça dos procedimentos e distributiva dos servidores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba”, da aluna Gilvanete de Lima Galdino, sob a orientação das docentes Tatiana Losano de Abreu, Anna Cecília Chaves Gomes e Katarina Chaves Lacerda.“Os doadores e potenciais doadores de entidades carentes: quem são eles?” das docentes Anna Cecília Chaves Gomes e Bruna Lyra Alves de Almeida, juntamente com os alunos Andreza Raielly Alexandre de Lima, Anannda Rios dos Santos Moura, Jailson Jerônimo dos Santos e Cleison da Silva Nascimento e “Comprometimento organizacional dos servidores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba” da aluna Jocélia da Hora Oliveira Barbosa, sob a orientação das docenttes Anna Cecília Chaves Gomes, Tatiana Losano de Abreu e Katarina Chaves Lacerda.

Eles foram frutos dos projetos “Comportamento organizacional dos professores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba” (edital 04/2016) e da extensão “Assessoria de Mercado: análise de viabilidade de um aplicativo social na cidade de Guarabira” (registro PE-TEC-12-018-7-15), ambos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Gestão Organização e Operações (GestOOp) oriundo do IFPB-Guarabira.

Um resumo de cada artigo pode ser encontrado abaixo:

Diante da modernidade e inovações no mundo organizacional, surge um trabalhador mais crítico no que tange a critérios de distribuição de recompensas e dos procedimentos adotados, fato que influencia a qualidade do ambiente organizacional (SANTOS, 2010). Com isso, a temática Justiça Organizacional ganha importância no contexto da administração. O presente estudo tem então por objetivo verificar a percepção de justiça distributiva e procedimental dos funcionários do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Os Doadores E Potenciais Doadores De Entidades Carentes: Quem São Eles?

O objetivo do presente estudo foi identificar o perfil dos atores da sociedade civil, residentes na cidade de Guarabira-PB, que têm o costume de doar ou são potencias doadores, especialmente de alimentos, das entidades carentes, com o intuito de auxiliar as campanhas de estímulo às doações desenvolvidas, muitas vezes, pelas próprias Organizações sem fins lucrativos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratória descritiva, com abordagem quantitativa.

Com as recentes mudanças no ambiente de trabalho, surge a necessidade de analisar os impactos que as mesmas exercem sobre os trabalhadores nas mais diversas áreas, assim como o comprometimento dos mesmos no funcionamento das organizações. Os Institutos Federais também são incluídos neste cenário, uma vez que as políticas de expansão empregam centenas de trabalhadores anualmente, entre professores e técnicos administrativos. Surge assim uma preocupação em equilibrar a qualidade de ensino e serviços prestados diante das quantidades de campus e suas respectivas atividades realizadas. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de analisar o comprometimento dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, a partir da aplicação de 413 questionários online com servidores de todos os campi da referida Instituição.