Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2016 > 08 > IFMusic: ampliando o acesso a linguagem musical

IFMusic: ampliando o acesso a linguagem musical

Projeto de Extensão do Campus Guarabira explora e trabalha a música no cotidiano escolar

por publicado: 25/08/2016 19h00 última modificação: 05/08/2017 10h31

A linguagem musical é um importante meio de comunicação e expressão existente em nossa vida e por isso deve fazer parte do contexto educacional. Portanto, ao explorar e trabalhar a música no cotidiano escolar ampliamos o repertório musical e cultural, a diversidade de linguagens e permitimos, as crianças, adolescentes, jovens e adultos, a descoberta de novos caminhos de aprendizagem. É antes de tudo trabalhar com a sensibilidade humana, de uma forma prazerosa e saudável. A música no cotidiano escolar é imprescindível, pois favorece uma interação significativa para a interação sociocultural.

O projeto “IFMusic: ampliando o acesso a linguagem musical”, criado no IFPB Guarabira, pretende levar a música para o contexto escolar de escolas públicas da região do Brejo Paraibano situadas em áreas de risco social, por meio de apresentações do grupo musical do campus, IFMusic. Além de oferecer workshops de teclado, violão e canto para os alunos das escolas, ministrados pelos componentes da banda. Segundo a professora Líbna Naftali, coordenadora do Projeto e professora de Artes do Campus Guarabira: “o objetivo é ampliar e facilitar o acesso a linguagem musical por meio de apresentações musicais oportunizando o contato e a familiarização de crianças, adolescentes, jovens e adultos com os diversos gêneros musicais através da audição, fruição e apreciação das apresentações, além de desenvolver e aperfeiçoar as técnicas e habilidades musicais.” Ele envolve alunos de todos os cursos da instituição: Informática, Contabilidade e Edificações, além do curso superior em Gestão Comercial.

O projeto já iniciou na última segunda-feira, 22 de agosto, as visitas às escolas. A primeira delas foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Engª Márcia Guedes, na cidade de Belém. Além desta, ocorrerão apresentações nas cidades de Guarabira, Araçagi e Alagoinha, todas elas em escolas públicas.