Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2016 > 03 > Palestra e campanha virtual agitam novo “faxinaço” em Guarabira

Palestra e campanha virtual agitam novo “faxinaço” em Guarabira

Combate ao Aedes aegypti.
por publicado: 22/03/2016 10h56 última modificação: 27/05/2016 21h50

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) de Guarabira participaram, na manhã desta sexta (26), da segunda ação do Plano Permanente de Combate ao Aedes aegypti, que está mobilizando todos os demais campi do estado em um grande “Faxinaço” à procura de possíveis criadouros. O momento, que contou com a participação de alunos, servidores técnicos e professores, apresentou a palestra “Características clínicas da dengue, zika e chikungunya”, com a enfermeira Maria Luana Lopes, e uma exposição do diretor de Desenvolvimento de Ensino, Erick Melo, sobre as providências adotadas no Instituto para varrer o mosquito para longe. “Uma delas é que estamos realizando vistorias regulares de avaliação de possíveis criadouros espalhados pelo campus, como galerias e ralos internos e externos (esta, a nossa maior preocupação).

Já providenciamos telas antimosquito para algumas entradas e filtros de ralos feitos de material reciclado para barrar o inseto”, enumera Erick Melo. Soluções simples e baratas, que resultam num ganho significativo para toda a comunidade acadêmica. “Trocamos os bebedouros que acumulavam água parada e redobramos a atenção com os vasos e recipientes de plantas, além de efetuarmos a limpeza regular das calhas, caixas d’água e todo reservatório que encontramos”, citou o diretor-geral, o professor Cristiano Lourenço Elias.

Durante palestra, na semana passada, o agente de combate de endemias, Antonio Sivaldo ressaltou os desafios: “Reconhecemos a dificuldade de se eliminar vírus tão resistentes e adaptáveis ao longo da história da Humanidade, mas temos de encarar que a principal barreira para a sua proliferação é a implementação de ações educativas baseadas na prevenção”. Apesar de o tempo de vida da fêmea da espécie ser relativamente curto (oscila entre 30 e 40 dias), tem grande capacidade em achar locais propícios para depositar ovos. Segundo o agente, uma dificuldade é a grande quantidade de imóveis sem uso inspecionados.

Guerra contra o mosquito - O último “Faxinaço IFPB” está programado para a próxima sexta, 4 de março. Cada um resultará na elaboração de um relatório com o tipo de ação executada e o número de comunidades atendidas. Para estimular a adesão à campanha e divulgar a necessidade do engajamento social no combate ao mosquito, os estudantes estão publicando na página oficial do campus no Facebook posts relacionados ao tema. O aluno que obtiver mais compartilhamentos será premiado com um tablet. Uma comissão com seis pessoas (sendo dois alunos, dois técnicos administrativos e dois professores) também foi constituída para integrar o plano permanente de combate.

Edição: Diretoria de Comunicação do IFPB com material do Campus Guarabira