Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2022 > 04 > IFPB realiza consulta à comunidade acadêmica para a escolha de reitor e diretores gerais

Em Esperança, o professor Valnyr Lira foi eleito diretor Geral
publicado: 11/04/2022 12h14 última modificação: 13/04/2022 07h59

IFPB-ESIFPB-ESAs eleições para a escolha de reitor e de diretores gerais do IFPB aconteceram nesta quarta-feira (06), em todos os campi. Este ano, participaram da disputa pela reitoria o professor Denis Barros Barbosa, o professor Marcus Damião de Lacerda e a pró-reitora de ensino, professora Mary Roberta.

No campus Esperança, apenas uma chapa foi inscrita para diretor geral, a do candidato professor Valnyr Lira, atual diretor do campus. A votação teve início às 8h da manhã e foi até às 20h, com a participação de servidores ativos e de alunos ativos dos cursos integrados e subsequente. O processo aconteceu em formato presencial com urnas convencionais e cédulas impressas.

A apuração foi realizada na quinta-feira (07) pela comissão eleitoral local. O professor Valnyr Lira obteve 92,5% dos votos válidos (241) e ficará no comando da direção geral do campus no quadriênio 2022-2026. O diretor eleito agradeceu os votos e pediu união e apoio para o novo mandato: “Agradeço a todos os servidores, técnicos administrativos e docentes, e aos nossos alunos dos três cursos: integrado e subsequente em informática e integrado em sistemas de energia renovável, que nos apoiaram nesse processo de consulta. E ao mesmo tempo, conclamo a nossa comunidade, a união e apoio para fazermos nosso campus ter ainda mais destaque, formando pessoas capacitadas para o desenvolvimento da nossa região e país”.

A comunidade do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) elegeu, após mais de um século, a primeira mulher. Trata-se da doutora em Engenharia de Processos, a professora Mary Roberta Meira Marinho. A nova reitora foi eleita com mais de 92% dos votos válidos. Ela foi a escolhida para dirigir a instituição no quadriênio 2022-2026.

A coordenadora da Comissão Eleitoral Local, Geniele Trajano, agradeceu a todos da equipe e considerou como tranquilo e transparente o processo eleitoral: “Agradeço a toda a equipe da Comissão Eleitoral Local juntamente com servidores e discentes que se disponibilizaram a colaborar nesse processo democrático. Deixo aqui minhas considerações finais dizendo que foi um processo transparente e tranquilo”.

Texto: Pedro Henrique Silva Santos - estagiário de jornalismo do Campus Esperança / Imagens: cedidas pelo Campus Esperança