Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2023 > 12 > Campus Catolé do Rocha realiza a VIII Semana da Consciência Negra

Campus Catolé do Rocha realiza a VIII Semana da Consciência Negra

por publicado: 06/12/2023 16h08 última modificação: 06/12/2023 16h08

Entre os dias 20 e 25 de novembro de 2023, o Campus Catolé do Rocha realizou a sua VIII Semana da Consciência Negra. O evento foi organizado pelo projeto de extensão Novembro Negro: Aquilombar para Superar o Racismo Estrutural e contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEXC. O propósito principal foi proporcionar um espaço de diálogo, conscientização e celebração, destacando a importância da cultura afro-brasileira na construção da identidade nacional e ressaltando a luta contínua contra o racismo.

As atividades da semana incluíram uma série de oficinas que trouxeram elementos importantes da cultura afro-brasileira, com destaque para as oficinas de capoeira – uma expressão cultural que mescla dança, luta e musicalidade, promovendo a integração e a valorização da ancestralidade. Algumas turmas tiveram essa experiência sob a coordenação do Mestre Pelado; e outras, do prof. Kildenberg Nunes.

A respeito da vivência que a oficina proporcionou, a estudante Maria Luiza, do 1º ano vespertino do Técnico Integrado em Edificações, disse: “eu achei importante trazer conhecimento sobre a capoeira, porque muitas pessoas ainda não conheciam  os instrumentos, a história e até mesmo a própria dança”.

Além disso, a palestra "Terra sem lei? Racismo e Internet", ministrada pela servidora Nádia Oliveira, trouxe à tona discussões cruciais sobre o papel da tecnologia na perpetuação de estereótipos raciais e o enfrentamento dessa violência no ciberespaço.

Outro ponto de destaque foi a palestra "Meu Cabelo, Minha Identidade", com a convidada Jânea Bessa, que abordou a importância do cabelo como elemento de resistência e afirmação da identidade negra, bem como apontou aspectos correlatos do empreendedorismo.

Ademais, em parceria com a Comunidade Quilombola Lagoa Rasa, o projeto Novembro Negro preparou uma exposição de fotografias intitulada “Memórias Quilombolas”, com registros – feitos por jovens da Lagoa Rasa – que retratam as tradições e o cotidiano das diferentes gerações as quais compõem a comunidade.

O encerramento do evento ocorreu no sábado, quando estudantes e docentes se juntaram ao III Festival da Cultura Quilombola, evento que reuniu comunidades quilombolas de toda a Paraíba, com uma programação cultural que permitiu conhecer a riqueza das manifestações artísticas de várias comunidades.

Nas palavras de Daylson Lima, coordenador do Projeto Novembro Negro, “o III Festival da Cultura Quilombola foi uma excelente oportunidade para conhecer as diversas comunidades tradicionais da Paraíba e suas culturas. Momento rico de vivência e aprendizado. Conhecemos o que se produz nos quilombos: danças, músicas, culinária e artesanatos.”

A VIII Semana da Consciência Negra chegou ao fim, mas não acabou o compromisso com uma jornada contínua de promoção da equidade, do respeito e da justiça. O evento não apenas ressaltou a necessidade de reconhecer o passado, mas também convocou ações presentes e futuras para construir uma sociedade mais inclusiva e justa para todos.