Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2023 > 11 > Projeto Quilombolata se apresenta no III Simpósio Todos Somos Um em Catolé do Rocha

Projeto do IFPB Campus Catolé do Rocha é desenvolvido na Escola Municipal Leonilda de Freitas, na Comunidade São Pedro

por publicado: 23/11/2023 16h38 última modificação: 27/11/2023 10h17

Nesta sexta-feira, 24 de novembro, o Projeto Quilombolata fará uma apresentação durante a abertura do III Simpósio Todos Somos Um: Educação, Igualdade Racial e Território, que acontece no Centro Estudantil de Cultura Geraldo Vandré, em Catolé do Rocha, a partir das 10h.

Desde o mês de agosto de 2023, o IFPB Campus Catolé do Rocha vem desenvolvendo, na Escola Municipal Leonilda de Freitas, localizada na Comunidade Quilombola de São Pedro, o projeto Quilombolata: cultura, cultivo e educação. A proposta, aprovada no Programa de Apoio à Agricultura Familiar, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, está direcionada à realização de ações educativas, de modo a contribuir com os processos pedagógicos do educandário.

No contraturno escolar, são realizadas oficinas semanais de musicalização por meio da percussão, priorizando a utilização de instrumentos alternativos, tais como latas, tambores, galões, garrafas etc. Nas oficinas, busca-se preparar um repertório musical que promova a técnica e a expressão musical, além de estabelecer laços com as raízes afro-brasileiras da comunidade. Paralelamente ao trabalho com a percussão, a escola está reativando a sua horta, promovendo o cultivo de hortaliças, que poderão ser utilizadas na merenda ou até mesmo direcionadas ao consumo das famílias.

As oficinas de percussão estão sendo desenvolvidas pelo maestro Edclaudio Martins Costa, renomado percussionista de Catolé do Rocha, com a colaboração dos discentes Ismael Gomes da Silva e Kauan Philipe de Oliveira Pereira. Além da Escola Leonilda de Freitas, representada pela Coordenadora Pedagógica, Francinete Almeida, são parceiros do projeto a Associação Comunitária Negra Santo Antônio São Pedro dos Miguéis, representada por José Amaro da Silva Neto, e o jovem David Simião da Silva, morador da comunidade.

De acordo com o coordenador da ação extensionista, Sinésio Bina, Professor de Arte do IFPB, o trabalho com a percussão, ao propor a utilização de instrumentos alternativos, em que alguns deles podem ser construídos ou descobertos pelos próprios participantes, permite que esses adentrem no universo lúdico das artes e da experimentação artística.

Na abertura do Simpósio, o grupo apresentará a música Folia de Príncipe, do catoleense Chico César. O projeto também participará do espetáculo natalício Folia ao Menino Deus, que está sendo preparado em conjunto pelo Coletivo Lapela de Teatro e Coral Hamonium, do IFPB, a ser apresentado no dia 08/12.

A programação do III Simpósio está bem rica e conta com três painéis temáticos, abordando a Garantia de direitos das comunidades quilombolas, Acesso ao território e Educação quilombola na Paraíba.