Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2023 > 07 > Campus Catolé do Rocha realiza palestra sobre Gravidez na Adolescência e suas implicações

por publicado: 28/07/2023 10h22 última modificação: 28/07/2023 10h22

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Catolé do Rocha, através do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS) e da Coordenação de Assistência Estudantil (CAEST), teve o privilégio de receber, ontem, uma palestra esclarecedora sobre "Gravidez na Adolescência e suas implicações", ministrada pela Enfermeira Jaqueline Lima. O evento ocorreu às 13h00, na turma do 3º ano do curso Técnico Integrado em Informática no turno vespertino.

A palestra da Enfermeira Jaqueline Lima trouxe à tona uma questão de extrema relevância social e de saúde pública: a gravidez precoce. Através de sua experiência profissional e conhecimento técnico, a palestrante abordou diversos aspectos da temática, buscando informar e conscientizar os estudantes sobre os desafios e consequências que envolvem a gravidez na adolescência.

Jaqueline Lima destacou os dados alarmantes relacionados à gravidez precoce no Brasil e na região Nordeste, ressaltando as implicações físicas, emocionais e sociais que esse fenômeno pode trazer para a vida dos jovens envolvidos. A palestrante enfatizou a importância da prevenção, do acesso à informação correta e da saúde sexual responsável como formas de evitar situações que possam impactar negativamente o futuro dos adolescentes.

Durante a apresentação, foram abordados temas como métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, a importância do diálogo aberto entre pais e filhos sobre sexualidade, além de relatos de casos reais que sensibilizaram e envolveram os discentes.

Os estudantes do IFPB Campus Catolé do Rocha participaram ativamente da palestra, realizando perguntas e compartilhando suas reflexões sobre o assunto. A interação com a palestrante criou um ambiente acolhedor, permitindo que dúvidas fossem sanadas e mitos fossem desmistificados.

Acreditamos que a educação e a informação são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável. A palestra sobre "Gravidez na Adolescência e suas implicações" representa mais um passo importante na promoção da saúde e do bem-estar dos nossos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios da vida adulta com conhecimento e responsabilidade.

Que esta iniciativa inspire futuros eventos e ações de conscientização em nosso campus e na comunidade em geral. Juntos, podemos contribuir para a construção de um futuro mais saudável e promissor para todos.