Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2018 > 09 > Inscrições para os cursos técnicos do IFPB são prorrogadas

Inscrições para os cursos técnicos do IFPB são prorrogadas

Novo prazo para se inscrever no PSCT 2019.1 é até o dia 09 de novembro
por publicado: 19/10/2018 10h07 última modificação: 13/11/2018 12h07

O Instituto Federal da Paraíba prorrogou as inscrições para o Processo Seletivo de Cursos Técnicos (PSCT) 2019.1. O novo prazo vai até o dia 09 de novembro. Estão sendo ofertadas 3.565 vagas para cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio, nas 20 unidades em todo o estado.

Podem se inscrever candidatos que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino fundamental ou equivalente, bem como quem já terminou o ensino médio. O IFPB oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio (para quem concluiu o ensino fundamental) e cursos técnicos subsequentes (para quem concluiu o ensino médio).

Estão sendo ofertados os seguintes cursos: Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Multimídia, Edificações, Serviços Jurídicos, Eletromecânica, Informática, Sistemas de Energia Renovável, Contabilidade, Automação Industrial, Controle Ambiental, Eletrônica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Mecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Segurança do Trabalho, Geologia, Agroindústria, Agropecuária, Serviços de Restaurante e Bar, Transações Imobiliárias, Guia de Turismo, Transporte Aquaviário, Mineração, Equipamentos Biomédicos, Secretariado, Cuidados de Idosos, Petróleo e Gás, Química.

Inscrição e Seleção: As inscrições são gratuitas e online e devem ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário eletrônico, anexando o histórico escolar ou documento equivalente. Para os cursos técnicos subsequentes, o candidato pode utilizar o desempenho no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente serão válidas as edições dos Exames Nacionais após 2009.

A seleção ocorre por meio de análise do histórico escolar nas disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia ou disciplinas equivalentes no Ensino Fundamental II, no 6º, 7º e 8º ano, ou equivalente. Nas vagas do Integrado em Campina, é que serão exigidas apenas as notas do oitavo ano. Para os cursos técnicos subsequentes é analisado as notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, cursadas no 1º e 2º ano do Ensino Médio ou equivalente.

Cotas: No PSCT, metade das vagas é reservada para quem estudou o Ensino Fundamental na rede pública. Há ainda cotas para quem tem renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, para pessoas negras, pardas e indígenas, e pessoas com deficiência. Em Sousa, há cotas para assentados da reforma agrária.

Acesse nos links abaixo os editais e ambiente de inscrições:

Retificação 86 do Edital 71/2018 voltado para os cursos integrados ao Ensino Médio nos campi Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita e Sousa. São 1875 vagas no total.

Retificação 88 do Edital 73/2018 voltado para os cursos técnicos subsequentes. São 1235 vagas distribuídas entre os campi Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, João Pessoa, João Pessoa/Mangabeira, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Soledade e Sousa.

Retificação 87 do Edital Nº 72/2018 voltado para os cursos integrados de CampinaSão 405 vagas.

Retificação 89 do Edital Nº 74/2018 voltado para o curso de Instrumento Musical. São 50 vagas nos campi João Pessoa e Monteiro no Ensino Médio Subsequente.

Com a prorrogação das inscrições, outros prazos também foram alterados. No dia 12 de novembro será divulgada a lista de inscritos. O resultado preliminar será divulgado dia 03 de dezembro e o resultado final dia 12 de dezembro.

DGCOM do IFPB