Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2017 > 12 > Projeto Integrador Comunidade-Escola

Projeto Integrador Comunidade-Escola

O projeto promove o resgate de brincadeiras e brinquedos em comunidade quilombola
por publicado: 19/12/2017 14h14 última modificação: 02/01/2018 17h24

Neste dia 18 de dezembro aconteceu na comunidade quilombola Lagoa Rasa uma atividade voltada para o resgate de brinquedos e brincadeiras populares.

A ação, prevista dentro do Projeto Integrador Comunidade-escola - que buscou integrar ações multidisciplinar das áreas de Artes, Educação Física e Química - ocorreu no sítio Lagoa Rasa e contou com a participação de vários membros, adultos e crianças, da comunidade, assim como, alguns servidores e estudantes do Instituto Federal da Paraíba - campus Catolé do Rocha.

Durante o mês de novembro e dezembro as atividades foram gestadas através de pesquisas sobres as brincadeiras e brinquedos populares, confecção comunitária dos brinquedos e finalizou com um grande momento de diversão.

Conforme a líder comunitária Francisca Joaquina da Conceição Neta, popularmente conhecida por Dora, "é um desejo antigo resgatar a cultura da nossa comunidade. Começamos, em parceria com o IFPB com as músicas de origem afro e, agora, com estas brincadeiras e brinquedos que envolveram todos da comunidade".

O próximo passo será organizar um espaço para que os brinquedos confeccionados fiquem expostos em uma pequena brinquedoteca na comunidade, buscando assim, manter a memória e a cultura daquele grupo viva.

Campus Catolé do Rocha, com texto e imagens da Professora de Educação Física Brígida Batista Bezerra.