Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2016 > 06 > I SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA

I SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA

O evento contou com uma programação extremamente diversificada
publicado: 05/07/2016 09h18 última modificação: 05/07/2016 09h19

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente está sendo promovida a I Semana do Meio Ambiente do IFPB - Campus Catolé do Rocha.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Com o intuito de sensibilizar os discentes e o público em geral acerca das problemáticas ambientais, além de proporcionar um espaço de discussão e intercâmbio de conhecimentos relevantes para a formação técnico-científica e cidadã dos indivíduos envolvidos, foi elaborada uma programação extremamente diversificada contendo exposições fotográficas, conferências, exposição de documentários, mesa redonda, palestras, minicursos e apresentação cultural.

O Instituto Federal da Paraíba é uma entidade que tem como missão preparar profissionais cidadãos com sólida formação humanística e tecnológica para atuarem no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade sustentável. O Campus Catolé do Rocha compartilha da ideia de que o grande desafio do Século XXI é promover o desenvolvimento sustentável. Assim, a realização de eventos acadêmicos sobre o meio ambiente além de auxiliar na difusão do conhecimento acerca desta temática, ainda serve como instrumento para a formação ética e cidadã dos discentes.

A comissão organizadora foi composta pelos professores Jean Carlos, João Ximenes e Luis Fernandes, além de contar com a participação dos professores convidados Anaílson de Sousa da UEPB e Marceu Oliveira do IFPB Campus Cajazeiras.

O Evento ocorreu no auditório da Escola Municipal Catarina Maia, dirigida pela Professora Rosilda Benedita, sempre solícita e parceira nos eventos promovidos pelo Instituto. Na ocasião, houve palestras, mesa-redonda e a apresentação dos trabalhos dos alunos acerca das questões de preservação do meio ambiente através da reciclagem e do uso de energias alternativas como a solar. O evento contou também com as presenças do Diretor Geral do Campus, Caetano José de Lima, e do empresário Rodolfo Vieira que juntos lançaram o projeto de reciclagem de papel intitulado "Nosso papel", resultado da parceria entre o IFPB e a empresa INDUPEL.