Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2025 > 01 > Projeto Alvorada do IFPB retorna para segunda edição em 2025

Noticia

Projeto Alvorada do IFPB retorna para segunda edição em 2025

Curso para egressos do sistema prisional terá participação da família
publicado: 31/01/2025 09h50 última modificação: 04/02/2025 12h29
Foto: Marília Duarte Reunião no campus CG definiu os detalhes da oferta do curso

Reunião no campus CG definiu os detalhes da oferta do curso

O Projeto Alvorada, desenvolvido pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e o Escritório Social do Estado da Paraíba, retorna em 2025 com sua segunda edição. A iniciativa oferece um curso de qualificação profissional para egressos do sistema prisional, focando na formação de Eletricistas Residenciais e Prediais, com carga horária total de 754h . Os estudantes serão indicados pelo Escritório Social do governo do Estado.

Com o objetivo de promover a inclusão social e o desenvolvimento educacional, o projeto busca proporcionar novas oportunidades de qualificação para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. As aulas terão início em abril de 2025 nos campi de Campina Grande e João Pessoa, com 30 alunos por turma. Este ano, 20% das vagas serão destinadas aos familiares dos reeducandos, ampliando o impacto social da ação.

Segundo Franklin Garcia Figueiredo, coordenador Administrativo do projeto, a ampliação do Alvorada para o Ciclo II é fundamental para que os egressos olhem para frente. “Nós temos vários exemplos de reeducando que depois do ciclo 1 do projeto Alvorada estão concluindo o ensino superior. Temos caso de egresso que está exercendo a função de encarregado na empresa que trabalha. Esse projeto oportunizou aos egressos olharem para frente e enxergar a oportunidade que até então eles não conseguiam enxergar”, disse. O Ciclo I do projeto aconteceu apenas no campus João Pessoa, entre 2021 e 2022.

O curso terá duração de oito meses e, além da formação técnica, os participantes contarão com uma bolsa-auxílio durante o período de aprendizado. Para Josi Batista, Pró-Reitora de Extensão do IFPB (Proexc), a chegada do Ciclo II do Projeto Alvorada representa uma oportunidade de transformação para muitas pessoas. "Apoiar projetos de inclusão social de grande relevância é sempre gratificante, pois compreendemos que nosso papel institucional vai além dos limites acadêmicos, visando a impactos positivos e duradouros na sociedade", destacou.

Neste segundo Ciclo, serão investidos R$ 14 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN) em cursos que integrem aulas teóricas e práticas, com foco na inclusão no mercado de trabalho, seja através da empregabilidade ou do fomento a atividades empreendedoras e de economia solidária nas cinco regiões do país. O IFPB, por meio da Proexc, irá gerenciar R$ 1.370.160,00 que serão utilizados para a execução dos TEDs na oferta do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC).

O Projeto Alvorada foi lançado pelo Departamento Penitenciário Nacional no dia 30/11/2018, visando a oferecer oportunidades de educação profissional e tecnológica a egressos do sistema prisional. Este público alvo tem idade de 18 anos ou mais e o ensino fundamental I completo.


Texto: Marília Duarte, estagiária de Jornalismo

Supervisão e revisão: Clébio Melo, jornalista do IFPB Campina

Apoio: Ana Cristina Oliveira

registrado em: