Noticia
Projeto Alvorada do IFPB retorna para segunda edição em 2025
O Projeto Alvorada, desenvolvido pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e o Escritório Social do Estado da Paraíba, retorna em 2025 com sua segunda edição. A iniciativa oferece um curso de qualificação profissional para egressos do sistema prisional, focando na formação de Eletricistas Residenciais e Prediais, com carga horária total de 754h . Os estudantes serão indicados pelo Escritório Social do governo do Estado.
Com o objetivo de promover a inclusão social e o desenvolvimento educacional, o projeto busca proporcionar novas oportunidades de qualificação para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. As aulas terão início em abril de 2025 nos campi de Campina Grande e João Pessoa, com 30 alunos por turma. Este ano, 20% das vagas serão destinadas aos familiares dos reeducandos, ampliando o impacto social da ação.
Segundo Franklin Garcia Figueiredo, coordenador Administrativo do projeto, a ampliação do Alvorada para o Ciclo II é fundamental para que os egressos olhem para frente. “Nós temos vários exemplos de reeducando que depois do ciclo 1 do projeto Alvorada estão concluindo o ensino superior. Temos caso de egresso que está exercendo a função de encarregado na empresa que trabalha. Esse projeto oportunizou aos egressos olharem para frente e enxergar a oportunidade que até então eles não conseguiam enxergar”, disse. O Ciclo I do projeto aconteceu apenas no campus João Pessoa, entre 2021 e 2022.
O curso terá duração de oito meses e, além da formação técnica, os participantes contarão com uma bolsa-auxílio durante o período de aprendizado. Para Josi Batista, Pró-Reitora de Extensão do IFPB (Proexc), a chegada do Ciclo II do Projeto Alvorada representa uma oportunidade de transformação para muitas pessoas. "Apoiar projetos de inclusão social de grande relevância é sempre gratificante, pois compreendemos que nosso papel institucional vai além dos limites acadêmicos, visando a impactos positivos e duradouros na sociedade", destacou.
Neste segundo Ciclo, serão investidos R$ 14 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN) em cursos que integrem aulas teóricas e práticas, com foco na inclusão no mercado de trabalho, seja através da empregabilidade ou do fomento a atividades empreendedoras e de economia solidária nas cinco regiões do país. O IFPB, por meio da Proexc, irá gerenciar R$ 1.370.160,00 que serão utilizados para a execução dos TEDs na oferta do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC).
O Projeto Alvorada foi lançado pelo Departamento Penitenciário Nacional no dia 30/11/2018, visando a oferecer oportunidades de educação profissional e tecnológica a egressos do sistema prisional. Este público alvo tem idade de 18 anos ou mais e o ensino fundamental I completo.
Texto: Marília Duarte, estagiária de Jornalismo
Supervisão e revisão: Clébio Melo, jornalista do IFPB Campina
Apoio: Ana Cristina Oliveira