Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2022 > 09 > Campus Campina certifica primeiros estudantes do Progredir

Campus Campina certifica primeiros estudantes do Progredir

Inscrição está aberta para novas turmas de MEI também em Esperança
por Ana Carolina Abiahy publicado: 05/10/2022 17h37 última modificação: 05/10/2022 17h37

O Campus Campina Grande do Instituto Federal da Paraíba realizou a certificação das primeiras turmas a concluírem o curso de Microempreendedor Individual (MEI) por meio do Programa Qualifica Mais Progredir. De acordo com o coordenador adjunto do programa no IFPB Campina, Evaldo Soares, 108 estudantes concluíram o curso de qualificação profissional, mas nem todos puderam comparecer à cerimônia de entrega dos certificados.

A solenidade contou com as presenças do diretor geral do IFPB Campina, Albino Nunes, do coordenador geral do Qualifica Mais Progredir no IFPB, Rhenan Weber Varela, da diretora de Desenvolvimento de Ensino, Ana Cristina Oliveira, e da representante do Sine Campina Grande, Poliana Marinho. O coordenador Evaldo destaca que outra turma está em andamento e deve concluir as aulas até 15 de dezembro.

IFPB MEI CG rhenan.jpg "Este é mais um momento de fundamental importância. Estamos concluindo com sucesso mais uma demanda social e educacional, com a formação de 108 novos profissionais na área do empreendedorismo. O nosso sucesso deve-se, principalmente, à participação efetiva dos estudantes, aliada à dedicação dos nossos professores e técnicos na busca do cumprimento das etapas formativas da aprendizagem”, destacou Rhenan.

Os gestores destacaram que a partir dos conhecimentos e experiências apropriadas no curso, todos os formandos têm condições de projetar um novo horizonte para as suas vidas. Segundo o coordenador geral, o mundo do trabalho, apesar da competitividade e das dificuldades econômicas que o país atravessa, ainda é uma porta aberta para todos aqueles que têm conhecimento, discernimento e coragem para enfrentar os desafios de um setor que cresce exponencialmente no Brasil, que é o Empreendedorismo.

Inscrição aberta

Novas turmas do curso de MEI estão com inscrições abertas no Campus Esperança do IFPB. Com algumas mudanças por parte do programa federal, o IFPB Campina vai poder atender também estes estudantes de outros municípios. O IFPB em Esperança fica na PB 121 (sentido Esperança-Areial). IFPB MEI CG evaldo.jpg

Documentação necessária: RG; CPF; comprovante de conclusão do ensino fundamental; Certidão de Casamento ou Nascimento; comprovante de residência; comprovante de Dados Bancários; comprovante contendo o número de Identificação Social (NIS/PIS); Comprovante de vacinação contra Covid 19, comprovante de Quitação Eleitoral e certificado de Alistamento Militar ou de Dispensa de Incorporação (para o sexo masculino).

Assistência Estudantil: Será pago valor de R$ 10 por dia de aula assistida, recebido por meio da Bolsa-Formação, regida pela Lei nº 12.513/2011. O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) tem 160 horas.

Programa de aulas: Orientações para formalização de MEI; controles financeiros; orientação para acesso a crédito; propaganda e marketing; melhoria de produtos e serviços; uso de redes sociais e ferramentas digitais; atendimento ao cliente; conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB / Imagens: Alan Leonardo - Ascom Campus CG