Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2022 > 07 > Estudante do IFPB CG vai para final dos Jogos Escolares da Juventude

Estudante do IFPB CG vai para final dos Jogos Escolares da Juventude

Clara Lavinha é atleta de luta olímpica e estuda no curso de Química do campus Campina
por Clébio Melo publicado: 11/07/2022 14h50 última modificação: 11/07/2022 14h59
Exibir carrossel de imagens Foto: Dallysson Janderson (cedida por Clara) Clara Lavinha é promessa em esporte pouco conhecido entre os jovens

Clara Lavinha é promessa em esporte pouco conhecido entre os jovens

A edição deste ano dos Jogos da Juventude será realizada, em setembro, na cidade de Aracaju - SE. Desta vez, com a participação de uma representante do IFPB campus Campina Grande. Clara Lavinha Oliveira Fernandes, de 15 anos, é estudante do primeiro ano do curso técnico integrado de Química e foi classificada na modalidade Wrestling. A competição é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Clara conta que já estudava artes marciais num projeto social do município de Montadas, distante cerca de 25km de Campina Grande, onde nasceu e mora atualmente na zona rural. Foi o professor dela à época e coordenador do projeto, Jilton Lucena, quem apresentou o Wrestling. Segundo o COB, a modalidade abarca lutas "que misturam a força e a destreza dos atletas, em um combate entre dois adversários que têm como objetivo controlar os movimentos do rival, forçando-o a encostar suas costas no chão. No programa olímpico, o esporte é dividido em duas modalidades: Estilo Livre e Greco-Romano". É o primeiro o estilo lutado por Clara, único permitido para mulheres.

A jovem, que treina geralmente aos sábados no ginásio da cidade natal, participou de uma grande competição poucos meses depois de ter contato com o Wrestling. Foi para o Amapá, lutar num evento multiesportivo chamado Gymnasiade, que é organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar. "Tive a oportunidade de viajar para fora do meu estado. Fui para o norte, andei de avião, conheci gente nova. Foi uma experiência incrível", lembrou. Lá, ganhou uma luta e ficou em 4º lugar.

Clara luta no estilo livrePara se classificar para a etapa nacional dos Jogos da Juventude, Clara passou por adversárias em competições reginonais, inter-regionais e estadual dos Jogos Escolares e Paraescoloares da Paraíba, evento que contempla categorias de 12 a 14 anos e  de 15 a 17 anos em 21 modalidades oferecidas. "Vou para a nacional com o coração 'a milhão' e cheia de felicidade, porque passei por mérito, esforço e dedicação", enfatizou.

Os Jogos da Juventude 2022 serão realizados no período de 2 a 17 de setembro de 2022, exclusivamente para jovens até 18 anos. A organização é responsável pelos custos de viagem, hospedagem e alimentação dos atletas escolares. Mas, o IFPB campus Campina já estuda um reforço de ajuda de custo em dinheiro para a estudante, que representará o Instituto. Eliezer Ferreira é o técnico que deverá acompanhar Clara. "A previsão é que mais de 4 mil jovens dos 26 estados e do Distrito Federal participem da edição em 2022, em etapa única, contemplando 16 modalidades. Além do aspecto esportivo, o COB continuará oferecendo uma experiência memorável para todos os participantes. Os Jogos da Juventude permanecerão fortalecendo pilares como: cidadania, igualdade de gênero e sustentabilidade, conciliando a formação esportiva, individual e cidadã dos jovens atletas", disse, em mensagem oficial, Paulo Wanderley Teixeira, Presidente do COB.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande, com informações do COB