Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2020 > 06 > IFPB e SINTEF-PB produzem sabonete e detergente para doações

IFPB e SINTEF-PB produzem sabonete e detergente para doações

Ação faz parte do esforço do Instituto Federal e parceiros para prevenção da Covid-19
por Clébio Melo publicado: 04/07/2020 13h17 última modificação: 05/07/2020 14h36

Uma nova ação do IFPB já está ajudando famílias carentes e instituições no combate ao coronavírus. Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba - Sintef/PB, o Instituto iniciou a produção de sabonete e detergente líquidos para doação. Em alguns dias, já foram produzidas cerca de 700 unidades dos saneantes, como são chamados esses produtos de limpeza.

Cada instituição entrou com R$ 2 mil para a compra de matéria-prima e embalagens. Os produtos estão sendo fabricados no laboratório de Química, voluntariamente, por servidores do Campus Campina Grande. E as primeiras unidades já foram distribuídas para instituições da cidade, a exemplo do Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba – FAP e do Centro Espírita A Casa do Caminho.

Sabonete e detergente estão sendo embalados em recipientes de 350ml e 500ml, respectivamente. Uma comissão do Campus CG é que organiza as doações. "A gente sabe que os saneantes também são eficazes para combater a pandemia. Existem pessoas que não têm condições de comprar o álcool, que chegou a custar R$ 25 reais nas farmácias." lembrou Edmilson Dantas, professor do IFPB que participa da ação. A estimativa é que sejam produzidas cerca de 4 mil unidades dos dois produtos.

PAINEL DE AÇÕES DO IFPB SOLIDÁRIO

Fonte: IFPB

O Instituto Federal da Paraíba e o Sintef-PB são parceiros na campanha IFPB Solidário, criado para dar suporte às populações em situação de risco durante a pandemia da Covid-19. A união dos dois já resultou na produção de mais de mil litros de álcool glicerinado líquido 80%, que foram entregues a famílias da região. As últimas quantidades foram destinadas, nesta semana, a hospitais de Campina Grande, como a FAP, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (UFCG) e o Hospital Pedro I. "Desde o primeiro momento, nós do Sindicato discutimos que a nossa instituição [o IFPB] poderia ser determinante na produção de materiais que pudessem a ajudar a sociedade a combater o coronavírus", disse David Lobão, professor do IFPB e integrante do Sintef-PB.

A campanha IFPB Solidário segue arrecadando dinheiro para promover ações que amenizem os impactos da pandemia sobre os paraibanos que estão em situação de vulnerabilidade social. Qualquer pessoa pode ajudar. Acesse o site da campanha e saiba como enviar sua doação.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande