Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2018 > 11 > IFPB terá reserva orçamentária em 2019

IFPB terá reserva orçamentária em 2019

Ação foi tomada na 4ª reunião sistêmica de diretores administrativos do IFPB que acontece até o dia 20
por publicado: 19/11/2018 14h27 última modificação: 23/11/2018 11h15
Exibir carrossel de imagens Reitor apresenta planilha orçamentária

Reitor apresenta planilha orçamentária

A 4ª reunião sistêmica de diretores administrativos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) começou na manhã desta segunda-feira, 19, no campus de Campina Grande. Os 21 campi do Instituto enviaram representantes para o evento, que ocorre durantes dois dias e visa tratar do encerramento do exercício de 2018 e analisar a execução orçamentária de cada unidade. O reitor do IFPB, Cícero Nicácio e o pró-reitor de Administração, Marcos Vicente, participam da reunião. A novidade deste penúltimo encontro do ano é a implantação pela primeira vez de uma reserva técnica orçamentária.

A reserva técnica será fixada em 5% do orçamento do custeio de cada campus. Essa sistemática adotada dará suporte a alguns eventos sistêmicos e também garantirá que todos possam equitativamente e proporcionalmente participarem das ações sistêmicas, dando eficiência e agilidade a gestão. “Isso é muito positivo para o IFPB. Do ponto de vista orçamentário estamos muito bem equilibrados. Adotamos essa reserva pensando no amanhã”, ressalta o Reitor.

O IFPB é uma dos poucos institutos no país que descentraliza seu orçamento, que em 2018 entre custeio e investimento foi em torno de  R$ 69 milhões. Para o próximo ano, de acordo com matriculas, equalização de cursos entre outros pontos, está garantido  R$ 76 milhões.

De acordo com o Pró-Reitor de Administração, Marcos Vicente, o evento além de disseminar conhecimento junto aos colaboradores permite também conhecer as leis para gerir o recurso público com responsabilidade. “São tomadas de decisões inteligentes em que todos no final saem ganhando, principalmente a sociedade. Estamos trabalhando agora a reserva técnica para não termos surpresas em 2019” afirma.

Diretor administrativo do campus Sousa, Francisco Jarismar, reconhece a importância da reserva técnica para garantir uma estabilidade na desenvoltura da reitoria “Toda vez que há uma necessidade urgente ou uma proposta que requer uma atenção financeira maior, a reitoria sempre esteve a disposição e agora com a institucionalização da reserva isso flui com mais maturidade”, conclui.