Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2017 > 08 > Biblioteca de Campina começa a utilizar código QR

Biblioteca de Campina começa a utilizar código QR

Serviços de renovação de empréstimos e reservas de livros ficam mais rápidos com o dispositivo
por publicado: 09/08/2017 12h15 última modificação: 22/08/2017 12h26

A Biblioteca do campus Campina Grande começou a oferecer mais um serviço à comunidade. Em todas as mesas, cabines de estudo em grupo e nas individuais , foram fixados código QR, dispositivo que possibilita o acesso à area login da Biblioteca, através do leitor desse código em smartphones, agilizando atividades de  renovação, pesquisa e reserva de livros.

O Código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando apenas os telefones celulares equipados com câmera. A utilização desse código foi uma iniciativa dos bibliotecários Gustavo Nogueira e Eliziana Sousa, ao perceberem, de acordo com análise de uso do site da Biblioteca, que nos últimos trinta dias mais de 35% dos usuários do site acessam via dispositivo móvel. “Dessa forma, os usuários da Biblioteca do campus Campina Grande poderão acessar de forma mais rápida o serviço de renovação de empréstimos e reservas de livros”, explica Gustavo.

Para usufruir da facilidade, é preciso baixar o leitor de código de acordo com seus respectivos dispositivos e, em seguida, direcioná-lo por meio da câmera ao código, que solicitará apenas os números do CPF (sem ponto e sem traço) e a senha de empréstimos da biblioteca. A estudante do curso de Mineração, Amanda Melo, já está aproveitando a nova opção. “O novo acesso ajuda muito na economia de tempo, pois evita filas e sem falar da praticidade, já que o celular sempre está ao meu alcance”.

Tecnologias serão apresentadas em encontro de bibliotecários

Todo o processo do uso de novas tecnologias da nova Biblioteca do campus Campina Grande será apresentado aos bibliotecários da Rede Federal da Paraíba de 24 a 25 de agosto, no II Encontro de Bibliotecários, que a Pró-Reitoria de Ensino em parceria com este campus estão promovendo.

O evento é aberto à comunidade externa e interna e ofertará palestras aos participantes inscritos no encontro. Uma das palestras é a do coordenador da Biblioteca do campus Campina, Gustavo Nogueira, que discorrerá sobre sua experiência em Portugal na comemoração dos dez anos do sistema de gestão aberta de bibliotecas Koha. Para conhecer o Koha acesse o site das bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraiba – IFPB.
As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

Ernani Baracho – Jornalista do campus Campina Grande

Karla Aguiar – Revisora de textos