Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2022 > 11 > Campus Cajazeiras tem projeto aprovado no Programa Centelha PB

Campus Cajazeiras tem projeto aprovado no Programa Centelha PB

O Projeto foi proposto pelo estudante de engenharia de automação, Petrus Andrade de Oliveira
por publicado: 25/11/2022 15h33 última modificação: 25/11/2022 15h35

O projeto de inovação proposto pelo aluno de engenharia de controle e automação, Petrus Andrade de Oliveira, durante a realização da disciplina de Administração e Empreendedorismo foi aceito no Programa Centelha 2022, cujo objetivo é estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora na Paraíba.

A equipe do Campus Cajazeiras é composta pelo  estudante Petrus Andrade de Oliveira e pelos docentes: Alecvan de França Sousa (Área de Gestão e Negócios); Leandro Luttiane da Silva Linhares (Área de Engenharia Elétrica e Computação) e Tayla Fernanda Serantoni da Silveira (Área de Química dos Materiais).

O projeto proposto tem como objetivo desenvolver um dispositivo para medir as impurezas dos combustíveis. A iniciativa consiste numa peça feita em PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e nela estará um sensor capacitivo do tipo eletrodos interligados para avaliação da qualidade dos combustíveis. Além disso, esses eletrodos permitem que o combustível preencha seus espaçamentos funcionando como seu dielétrico. Será incorporado um módulo que utilize o princípio diferente de medição que seja capaz de distinguir solventes da gasolina. Assim, o dispositivo pretende identificar adulteração do combustível.

O Programa é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI e, na Paraíba, é executada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).

Entre os objetivos principais do Programa Centelha, estão: a geração de novas empresas de base tecnológica; a geração de inovações que sejam de interesses sociais e empresariais; e a formação da cultura do empreendedorismo inovador, a fim de fortalecer os ecossistemas de inovação do país. É nesse sentido que o Centelha busca ideias com grande potencial de se tornarem um negócio de sucesso, e que desenvolvam produtos, processos ou serviços inovadores, que contribuam para o desenvolvimento da economia nacional. O programa pretende, ainda, fortalecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. O IFPB ficou na décima quinta posição, em um total de 32 projetos aprovados.

De acordo com o o professor Alecvan, a equipe está bastante entusiasmada com o projeto. “É muito importante a participação dos estudantes em eventos que incentivam a promoção da tecnologia e inovação, bem como promover o desenvolvimento de produtos e serviços que possam trazer resultados positivos para a sociedade e comunidade acadêmica”, destaca o professor.

O projeto terá financiamento total no Valor de R$ 60.000,00 (Sessenta mil reais) sendo distribuído os recursos entre a FINEP R$ 40.000,00, (quarenta mil reais) e R$ 20.000,00 (vinte mil reais) pela FAPESQ. E ainda poderá haver concessão de bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq aos projetos aprovados, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq para o fim desta Chamada Pública, no valor de até R$ 26.000,00 (vinte e seis mil reais) por projeto.

O professor Alecvan França reforça que a partir de agora o Campus Cajazeiras inserir-se-á num processo de desenvolvimento de projetos inovadores voltados para as áreas de tecnologia e automação. É momento de incentivar nossos estudantes a praticar o empreendedorismo: “O futuro se constrói hoje, com a ideação, prospecção e realização”.

Editado pela DGCOM - com informações do Campus Cajazeiras