Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2022 > 09 > Laboratório de Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Transportes realiza I Mostra LAMUT

O evento reuniu mais de 100 participantes docentes e discentes do Campus Cajazeiras
por publicado: 03/10/2022 16h30 última modificação: 14/10/2022 10h08

O Laboratório de Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Transportes (LAMUT) realizou a I Mostra LAMUT - Ações e Produções 2022.1, que contou com mais de cem participantes, entre alunos, servidores e pessoas externas ao IFPB. O evento aconteceu na manhã do dia 21 de setembro, no Auditório do Campus Cajazeiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPP).

A abertura da Mostra foi realizada pela coordenadora do LAMUT, Profa. Caroline Muñoz Cevada Jeronymo,I Mostra LAMUT que deu as boas-vindas aos participantes do evento juntamente com a diretora-geral Lucrécia Teresa Gonçalves Petrucci, o diretor de Ensino Abinadabe Silva Andrade e o coordenador da Unidade de Indústria, Leonardo Pereira de Lucena Silva, que ressaltaram a importância dos projetos de pesquisa e extensão para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos.

Um dos momentos mais importantes na Mostra foi a palestra de Cleo Adário e Alice Braune, integrantes da Rede Mob abordando o tema Mob 4.0 e novas possibilidades em mobilidade urbana. Após a palestra, houve a apresentação dos estagiários de TCCs, projetos de pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidos junto ao laboratório.

I Mostra LAMUTNo evento, foram apresentadas várias dimensões de atuação dos discentes junto ao LAMUT, como estágio, monitoria, projetos de pesquisa, extensão, execução de eventos e Trabalhos de Conclusão de Curso e, discutidos vários assuntos relevantes para a área de mobilidade e transportes, dentre eles: mobilidade urbana, ruas completas, acessibilidade, sinalização viária, segurança viária e desafio intermodal.

Segundo a Coordenadora do LAMUT, Profa. Carol Jeronymo, a Mostra é um evento de aprendizado e compartilhamento de experiências que agrega de forma positiva para a construção acadêmica e profissional dos alunos, em alguns momentos, se traduzindo em experiências únicas.

No encerramento outros professores do LAMUT destacaram pontos relevantes para a Mostra; o Prof. GeorgeI Mostra LAMUT da Cruz Silva pontuou questões marcantes relacionadas à experiência urbana da mobilidade ativa na região e o potencial de estudo que surge junto ao laboratório. Já a Profa. Eva Maria Campos Pereira refletiu sobre o retorno que estas atividades dão junto ao ensino e como é significativo este processo para estudantes e professores. Ao final, foram apresentadas as principais expectativas para 2023 com o lançamento de uma nova linha de pesquisa “Mobilidade e Interseccionalidade”, novos projetos como a Carona Solidária, e a intenção de agregar servidores e discentes de outros cursos, além de Engenharia Civil e Edificações.