Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2022 > 07 > Aluno do Campus Cajazeiras vence VI Expedição do Semiárido

Noticia

Aluno do Campus Cajazeiras vence VI Expedição do Semiárido

O concurso realizado pela UFCG e INSA premiou os vencedores com uma viagem que durou uma semana
por Clara Marinho publicado: 27/07/2022 08h32 última modificação: 27/07/2022 10h55

De acordo com o edital do prêmio Expedição do Semiárido, seu objetivo é promover a reflexão crítica, a pesquisa científica e as inovações tecnológicas e sociais acerca da Região do Semiárido.  

O prêmio é divido em três categorias:  produção de Redações (para Estudantes do Ensino Médio e Educação Profissional das Escolas da Paraíba), de Artigos Científicos (para Estudantes de Graduação e Pós-Graduação das Universidades da Paraíba) e Práticas Produtivas Inovadoras (para Produtores Rurais da Agricultura Familiar do Semiárido da Paraíba). 

Vicente Francisco de Araújo Neto, aluno do 3º ano do curso de Eletromecânica, competiu na categoria redação orientado pela professora de Geografia Telma Lúcia. Além do certificado, professor e aluno foram premiados com uma expedição que durou sete dias e incluiu no roteiro diversas cidades do semiárido dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. 

Expedição INSA.jpgOs alunos participantes da categoria redação realizaram a prova em uma das cidades sedes (polos) e deveriam escrever sobre os seguintes temas de estudo: desenvolvimento sustentável; meio ambiente; agricultura familiar; segurança alimentar; cultura popular; aproveitamento sustentável dos recursos naturais; recursos hídricos da região do Semiárido. Os temas a serem explorados serão informados aos candidatos no dia e no local de realização da Redação. 

A professora Telma a VI Expedição do Semiárido disse que foi uma oportunidade ímpar de vivenciar os aspectos geográficos, socioeconômicos e culturais de algumas partes do Semiárido brasileiro. Onde estudantes, agricultores e professores de diversas instituições conheceram projetos de pesquisa e extensão universitária, bem como visitaram atributos naturais de interesse turístico nos estados da Paraíba, Rio Grade do Norte e Pernambuco. 

O estudante Vicente considerou a viagem uma expedição de conhecimento imensurável pois, viu de perto aspectos físicos geográficos de cada região, a questão da economia e como pequenas empresas familiares conseguem mover seu município e até sua região.

 

registrado em: