Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2022 > 04 > Campus Cajazeiras retoma atividades presenciais

Campus Cajazeiras retoma atividades presenciais

A retomada das aulas presenciais do Campus Cajazeiras foi um momento esperado por toda a comunidade
por publicado: 25/04/2022 16h05 última modificação: 25/04/2022 20h30

O retorno às atividades presenciais do Campus Cajazeiras do IFPB foi marcado pela Semana de Recepção e Acolhimento, que aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de abril, destinada aos alunos que estão ingressando na Instituição. O planejamento e a organização foram realizados por uma comissão presidida pela coordenadora Pedagógica do Campus, Eva Campos, com a participação do Grêmio Estudantil.

De acordo com a pedagoga, Claudenice Alves, os dias de acolhida foram pensados com vistas aRecepção dos alunos 1 promover a integração  entre os discentes aos espaços da instituição. Durante o evento, os alunos apreciaram a apresentação do grupo de dança “Pisada do Sertão”, do Município Poço José Moura. Os organizadores da recepção conduziram os alunos pelos setores que prestam serviços de apoio, passando pelos laboratórios e, por fim, apresentando o bloco administrativo, entre outros. Na oportunidade os discentes, também, conheceram os professores, os principais serviços ofertados pela instituição e os regulamentos didáticos e disciplinares. A recepção incluiu uma palestra, ministrada pela psicóloga, Raimara Amaro, cuja abordagem volta-se para as questões emocionais, tendo como principal foco de atenção, esse momento de retorno.

“Confesso que foi uma experiência mágica, posto que durante o período remoto de aulas, o atendimento pedagógico era feito via WhatsApp e Google Meet. Agora sim, apesar do uso da máscara que nos impediu de conhecer discentes e docentes que ingressaram na instituição, no período do distanciamento social, nós, finalmente, pudemos olhar nos olhos um dos outros e dizer: Que bom que estamos vivos! Que bom que voltamos!”, comentou Claudenice.

Comissão de recepãoDurante os três dias do evento, os estudantes que compõem o Grêmio atuaram como monitores na acolhida dos alunos novatos e, participaram da recepção de todas as modalidades de cursos que a nossa Instituição oferece: integrado, subsequente, PROEJA e ensino superior. Na manhã do terceiro dia do evento, o Grêmio reuniu-se com os novos estudantes com o objetivo de apresentar os seus integrantes, conversar sobre o movimento estudantil e por fim, apresentar o regulamento didático de maneira dinâmica, por meio da apresentação de uma peça teatral. Para a presidente do Grêmio, Isabelly Furtado de Andrade “Foi um momento muito especial, é incrível estar de volta e poder recepcionar nossos estudantes calorosamente”, destaca

Para o diretor de Ensino do Campus Cajazeiras, Abinadabe Andrade, a recepção dos alunos no Campus foi um momentoAuditório esperado, uma expectativa gerada desde 2020, ano que iniciou a pandemia de Covid 19. “Nossa Instituição tem em sua essência a formação humana e cidadã, por isso nós temos cuidado de cada aluno, na sua condição social e a forma como ele reagiu a cada uma das situações impostas pela pandemia. Foi um período de aprendizado e o que aprendemos será integrado às ações da gestão, vamos fazer um recomeço”, comentou Abinadabe.

Diretoria Lucrécia e alunosA diretora-geral, Lucrécia Petrucci, reiterou a felicidade por estar recepcionando os alunos no Campus após dois anos deespera. Ela destacou o longo período de preparação da Unidade para receber os alunos. “Agora nossa comunidade está completa. Nossa expectativa é grande e nosso desejo de recomeçar também, nossas ações durante a pandemia foram focadas no trabalho remoto e nas AENPS, aguardando a possibilidade do retorno presencial. Primeiro retornamos com as atividades administrativas e de manutenção do Campus, com os servidores técnico-administrativos e terceirizados, preparando com muito carinho, dedicação e empenho nosso Campus. Nossa equipe enfrentou esse momento desafiador e com coragem e resiliência, trabalhando com foco na segurança e provimento de insumos, planejando nosso retorno com segurança, tudo supervisionado pela Comissão local de enfrentamento ao COVID. É hora de investir em novos projetos e sonhos. É hora de recomeçar.”, destacou a diretora.

Lucrécia ressaltou, ainda, que a recepção dos alunos foi precedida (na semana anterior) pelo Encontro Pedagógico,Grupo folclórico momento no qual foram recepcionados os professores da Instituição. “Um momento de reencontro”, relembra.

O aluno do 2º ano, David Henrique Pereira, teve a oportunidade de conhecer as instalações do Campus pela primeira vez. Ele achou que o retorno ao ensino presencial não aconteceria logo, devido ao agravamento da pandemia no início do ano. Para David, a recepção dos alunos foi uma experiência riquíssima e destacou a atmosfera acolhedora do Campus Cajazeiras.

*Iris Souto Maior – jornalista do IFPB