Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2021 > 07 > Professores compartilham metodologias de aprendizagem no 2º momento do EC

Professores compartilham metodologias de aprendizagem no 2º momento do EC

Próximo momento do Encontro Pedagógico já tem data marcada
por Clara Marinho publicado: 15/07/2021 12h37 última modificação: 15/07/2021 12h37

Dividido em seis momentos, o encontro de formação Pedagógica 2021 propõe um espaço de troca de experiências do ensino remoto para a comunidade acadêmica do Campus Cajazeiras. Nesta quarta-feira (15), o professor Dr. Fábio Lima e as professoras Dra. Eva Campos e Me. Ângela Araújo apresentaram suas metodologias de aprendizagem aplicadas na sala de aula virtual e compartilharam os desafios enfrentados por trás das câmeras.

Já antes da pandemia, a professora Ângela do Campus Patos, se dedicava à pesquisa das atividades docentes. “Eu já tinha a consciência de que precisávamos repensar o modelo de sala de aula que tem a figura central do professor. Na minha disciplina de desenho técnico e arquitetônico é um desafio dar essa autonomia aos alunos, então busco estratégias como vídeos explicativos, slides falados e materiais de audiovisual produzido pelos próprios alunos”, disse.

A professora Eva Campos vê na relação de afetividade entre professor e aluno um caminho para facilitar a aprendizagem. “Geralmente na primeira aula eu preparo um momento de apresentação para minha turma, separo fotos que representam minha vida, como meus hobbies, minha família, meus animais de estimação. Nesse momento em que estamos fisicamente afastados, permitir esse estreitamento de laços é algo positivo, o resultado é mais câmeras abertas e mais troca entre nós nas próximas aulas”. Eva ainda aponta como imprescindível conhecer a realidade do aluno. Ela fez uma pesquisa sobre o índice de acesso à internet e quais aparelhos eletrônicos os alunos utilizavam para assistir às aulas. “A maioria acessa pelo celular, então a partir disso adequo o formato das aulas para os smartphones”.

Como suas disciplinas são praticamente todas práticas, o professor Dr. Fábio Lima optou por entregar suas aulas no formato assíncrono. Em sua apresentação, ele compartilhou como grava suas aulas, quais equipamentos e softwares utiliza nos processos de gravação e edição e contou como conseguiu enfrentar esse novo formato de ensino. “Eu fui testando as possibilidades e aprendendo com os erros iniciais. É preciso descobrir qual o melhor método para determinada disciplina e ter a certeza do que é necessário para pôr em prática sua metodologia, como o local adequado, os equipamentos necessários e o melhor ajuste de ambiente”.

O próximo momento acontecerá no dia 17 de agosto às 15h, pelo Youtube.