Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 06 > Alunos e Professores publicam trabalho no exterior

Alunos e Professores publicam trabalho no exterior

Trabalho é resultado de projeto de extensão do curso de Engenharia Civil do Campus Cajazeiras
por publicado: 18/06/2019 11h23 última modificação: 19/06/2019 08h34

Participar de um evento acadêmico de renome no exterior é uma grande oportunidade para alunos que têm em vista a vida acadêmica e é um reconhecimento para professores que se dedicam à pesquisa. Docentes e discentes do IFPB Campus Cajazeiras comemoram o resultado de seus trabalhos: uma publicação numa revista internacional e outro que virou capítulo de livro após ser apresentado num evento em Portugal.

As alunas Amanda Jessica e Thacyla Milena participaram do SHO 2019 - International Symposium on Occupational Safety and Hygiene que aconteceu em abril na cidade de Guimarães, em Portugal. Na ocasião, Amanda apresentou o trabalho “Segurança do trabalho em canteiros de obra na cidade de Cajazeiras na Paraíba, um exemplo notório”. O trabalho teve autoria de: Cinthya Silva, Amanda Silva, Thacyla Nogueira, Gastão Aquino Filho, Austriclinio Wanderley Neto, Cicero Nogueira Neto e Robson Santos.

Ambas são alunas do curso de Engenharia Civil e seus trabalhos são resultados de projetos de extensão do Campus Cajazeiras. Para Amanda, a “experiência foi extremamente enriquecedora, nos oportunizou novas vivências e experiências em realidades bem diferentes da que estávamos acostumadas. Com esse diferencial na formação, é visível o quanto o aluno progride por meio dessas práticas extracurriculares, que completam o conhecimento e contribuem para a formação de um profissional ainda mais qualificado”, disse.

Para Thacyla a experiência foi única, “o meu ser profissional voltou renovado e cheio de expectativas para o âmbito da pesquisa e inovação. O propósito de humanizar ambientes comuns de vivência me fez enxergar e ter fé novamente na humanidade. Sou muito grata pela oportunidade e desejo transmitir isso para todos”, disse. No SHO 2019 ela apresentou o trabalho intitulado “Avaliação e adequação física de área de prática esportiva na Paraíba, Brasil” com autoria de: Tássia dos Anjos Tenório de Melo; Thacyla Milena Plácido Nogueira; Francisco Judivan Celestino de Sousa; José Hugo Lins de Figueiredo; Sâmia de Morais Lima; Samuel de Oliveira Lima.

O artigo “Desempenho de Edificações Produtos do Programa Minha Casa Minha Vida no Alto Sertão da Paraíba: Uma Visão de Consumidores” de autoria do professor Gastão Coelho de Aquino Filho e do aluno Lucas Almeida Queiroga foi publicado na Revista Modern Environmental Science and Engineering e também na revista técnico-científica do CREA do Paraná.

*Por Clara Marinho - Jornalista do Campus Cajazeiras