Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 04 > Bate-papo sobre história de vida dos professores motiva alunos no 3º dia da SBV

Bate-papo sobre história de vida dos professores motiva alunos no 3º dia da SBV

Terceiro dia da semana de boas-vindas também teve muita arte
por publicado: 10/04/2019 12h17 última modificação: 12/04/2019 11h43

Desde segunda-feira, 08, mais de 100 alunos participam da semana de boas-vindas promovida pelo IFPB Campus Cajazeiras. As atividades do terceiro dia emocionaram os novos alunos dos cursos técnicos de Edificações, Eletromecânica e Informática. Um bate-papo conduzido pelo professor de Filosofia Marciel Carlos abriu espaço para que os professores Caroline Jeronymo, Joab Sobreira e Raphaell Maciel falassem sobre suas experiências na carreira profissional e contassem como se tornaram professores.

A professora Caroline Jeronymo contou que saiu do interior de São Paulo para cursar Arquitetura na Universidade Federal da Paraíba e compartilhou com os alunos as dificuldades que enfrentou ao longo de sua trajetória. “Longe da mãe e das irmãs e sem muito dinheiro para se manter num curso caro”, ela contou que o segredo foi tratar as pessoas com gentileza e fazer amizades por onde passou. “Digo aos meus alunos que aprendam a tratar todos bem por mais difícil que pareça. Não sabemos como será nosso futuro e hoje a pessoa que nos incomoda pode ser o nosso chefe amanhã. Graças aos amigos que fiz sempre recebi avisos de processos seletivos para trabalhos, fui motivada a prestar seleção de mestrado e assim por diante”. Foi através do xadrez que ela tornou-se professora. “Foi meu primeiro contato com o ensino e onde tive a oportunidade de compartilhar com crianças o que aprendi. Não sei bem dizer como me tornei professora, mas posso dizer que sou muito feliz por estar aqui com vocês”.

O professor de Engenharia Mecânica Joab Sobreira e o professor de Automação Raphaell Maciel compartilham uma história parecida. Ambos foram alunos desta instituição no ensino médio/técnico e voltaram a fazer parte do IFPB como professores. Após o bate-papo eles fizeram uma apresentação artística, joab no sax e Rapahell no teclado.

Joab disse que o ato de ensinar sempre esteve presente em sua vida desde a época do ensino fundamental. “Fui monitor no ensino fundamental, médio e na universidade. Ajudava meus colegas tirando dúvidas de matemática, física, nas matérias de exatas em geral”, pontuou. O conselho de vida que o professor deu para os novos alunos foi o valor de acreditar nos sonhos. “Escolham fazer aquilo que vocês amam e nunca terão que trabalhar, mesmo que algumas pessoas tentem desacreditar, persistam naquilo que vocês sonham”, disse.

Raphaell Maciel cursou não só o ensino médio, como também fez curso superior no Campus Cajazeiras. O professor compartilhou com os novos alunos as adversidades enfrentadas ao longo desse período. “O dinheiro era curto e precisava dividir meu tempo entre o curso técnico, o superior, e ainda trabalhava de domingo a domingo. Aqui conheci professores que me incentivaram, me fizeram acreditar no meu potencial e despertaram em mim o sonho de me tornar professor desta Instituição. Foi aqui que conheci minha esposa, fomos colegas de turma durante meu curso técnico, posso dizer que o IFPB é minha segunda casa”, declarou.

No segundo momento da manhã os alunos tiveram espaço para tirar dúvidas sobre os programas de Assistência Social com os servidores da CAEST (Coordenação de Apoio ao Estudante). Atividades de artes como leitura dramatizada e música também foram desenvolvidas e contaram com a participação de todos os alunos. O momento foi conduzido pelos professores Germando Sertão e Mateus Rodrigues.