Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2019 > 02 > Teo finaliza minicurso de cartografia e geoprocessamento com feedback positivo

Noticia

Teo finaliza minicurso de cartografia e geoprocessamento com feedback positivo

O professor anuncia que novas turmas serão ofertadas
por publicado: 08/02/2019 19h32 última modificação: 08/02/2019 19h32

O professor Teobaldo Gabriel (Teo) ministrou nesta semana, entre os dias 04 e 07, o minicurso de extensão “INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO: noções básicas sobre o QGIS” ofertado à comunidade interna e externa do IFPB Campus Cajazeiras. De acordo com ele, as 20 vagas ofertadas foram preenchidas por professores e alunos do Campus Cajazeiras, da UFCG e do Grupo de Pesquisa MobUrb (coordenado pela professora Caroline Jeronymo).

O minicurso foi ofertado em parceria com o LEMGE (Laboratório de Estatística, Modelagem e Geoprocessamento) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), coordenado pelo professor Dr. Carlos Wagner e “teve como proposta fazer uma introdução básica ao geoprocessamento visando à construção de mapas para demonstrar a espacialidade dos fenômenos que estudam”.

A professora de Engenharia Civil e Edificações, Caroline Jeronymo, participou do curso e fez uma avaliação positiva sobre o conteúdo ministrado. “O minicurso foi muito prático e aplicado. O professor Teo conseguiu nestes quatro dias oportunizar experiências ligadas aos cursos dos envolvidos, dando demonstrações e apresentando produtos que poderiam ser praticados em projetos de pesquisa, trabalhos de campo e disciplinas. Nosso grupo de extensão, especificamente, se animou muito com a prática e já vai colocar os ensinamentos na produção dos mapas faltantes para o artigo que desenvolvemos na área de mobilidade urbana e transporte”, disse. O professor de Geografia Joabson Fernandes da Silva disse que “o curso foi ótimo e irá me auxiliar muito nas aulas de cartografia que ministro”.

Ao final do curso o professor Teo disponibilizou uma pesquisa de satisfação na qual os participantes puderam avaliar o minicurso de forma anônima. “Meu objetivo era que eles se sentissem bastante à vontade para fazer essa avaliação da forma mais sincera possível”, ressaltou Teo. Todos os participantes afirmaram que o curso irá ajudá-los em trabalhos futuros. Um dos participantes disse que “a maioria dos trabalhos acadêmicos e pesquisas de extensão exige a elaboração de mapas para melhor entendimento das causas, e, no minicurso foi mostrado diversas ferramentas muito úteis para esse tipo de trabalho”. Outro participante disse que o minicurso irá ajudá-lo na “manipulação de mapas e coleta de dados de órgãos oficiais”.

Teo disse estar muito satisfeito com o feedback dos participantes e feliz por ter feito um “trabalho que valeu a pena toda dedicação. Diante de tanta demanda, futuramente ofertaremos novas turmas”, falou.

registrado em: