Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 09 > Alunos criam sistema de busca avançada

Alunos criam sistema de busca avançada

O “OurData” foi apresentado na Universidade de Lyon, na França.
por publicado: 13/09/2017 13h51 última modificação: 14/09/2017 14h50

As buscas por dados na internet fazem parte da vida de pessoas de vários segmentos da sociedade. Pesquisadores, empresas, órgãos governamentais, buscam diariamente informações, seja para fundamentar pesquisas de mercado ou científicas, políticas públicas entre outras finalidades. Uma das principais ferramentas para isso são os portais de dados abertos, a exemplo do portal do governo brasileiro http://dados.gov.br/. Mas será que a ferramenta de busca desses sites é eficiente? Nem sempre.

Um grupo de alunos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Campus Cajazeiras percebeu essa deficiência no Portal Brasileiro de Dados Abertos e resolveu criar um motor de busca com mais funcionalidades para facilitar a vida de quem precisa fazer uso desses dados. A pesquisa é coordenada pelo professor Doutor Fábio Gomes de Andrade e desenvolvida pelos alunos Pedro Arthur Fernandes de Vasconcelos e Wensttay de Sousa Alencar, que no fim mês passado representou a equipe na Universidade de Lyon, na França, onde apresentou o trabalho “Enabling Spatial Queries in Open Government Data Portals” (Habilitando consultas espaciais em portais de dados governamentais abertos) na EGOVIS 2017- Conferência Internacional que trata sobre os aspectos de sistemas de informação eletrônica de governos.

“Se você acessar hoje o portal dados.gov.br e procurar por “Cajazeiras”, ele não irá retornar nenhum resultado, quando na verdade existem lá muitas informações sobre a cidade em vários aspectos. Isso acontece porque o motor de busca desse site não é tão preciso. O sistema que desenvolvemos e foi apresentado no EGOVIS é capaz de desenvolver uma busca com base na área geográfica, ou seja você escolhe uma localização no mapa e obtém os dados daquele local selecionado”, contou Pedro.

O projeto desenvolvido pelos alunos do Campus Cajazeiras faz parte do SIMBA - Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informações, Multimídia e Bancos de Dados. O sistema “OurData” está passando por melhorias para que o usuário possa ter ainda mais opções de obter os dados de que necessitar. “Estamos trabalhando para que além da busca geográfica seja possível obter informações através da busca temporal e por tema, ou seja, alguém pode selecionar no mapa a cidade de Cajazeiras e procurar dados relativos à saúde do município em determinado intervalo de tempo, como de 2010 a 2015, por exemplo”, disse Wensttay.

A equipe do “OurData” espera submeter o projeto em um novo edital de pesquisa para conseguir concluir as melhorias no sistema. Eles pretendem disponibilizá-lo em breve e, havendo interesse governamental, poderá ser vinculado a portais de domínio publico no Brasil e em outros países para que o utilizem como complemento aos motores de busca existentes atualmente em seus portais de dados abertos.

Lidiane Maria jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.