Assentamentos funcionais de servidores estão sendo digitalizados

Digitalização dos acervos funcionais

Açao do Campus Cajazeiras atende orientação do MPOG.

Até 2018 todos os documentos funcionais dos servidores do Campus Cajazeiras estarão digitalizados. Esta é a meta da equipe do Departamento de Gestão de Pessoas do campus que está, desde o início de março, trabalhando para cumprir a orientação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e efetivar o Assentamento Funcional Digital – AFD.

O Projeto Assentamento Funcional Digital abrange os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC, e objetiva agilizar o acesso à informação, subsidiar a tomada de decisão, resguardar os direitos e os deveres dos órgãos, entidades e de seus agentes. Para o MPOG, o AFD será o meio de consulta ao histórico funcional a ser utilizado pelos órgãos e entidades e os arquivos que o compõem serão armazenados somente no Repositório Central, com observância das regras de segurança, armazenamento e preservação contidas no e-Arq Brasil, aprovado pela Resolução CONARQ nº 25, de 27 de abril de 2007, devendo estar protegidos de acesso, uso, alteração, reprodução e destruição não autorizados.

De acordo com o Diretor de Gestão de Pessoas, Edmundo Lacerda, o procedimento de digitalização é minucioso. “Os trabalhos estão sendo feitos de forma gradativa e irão perdurar por todo o ano de 2017, tendo em vista que os procedimentos envolvem diversas peculiaridades que necessitam de muita acuidade no seu desenvolvimento”.

Para marcar o andamento dos trabalhos, a equipe de Gestão de Pessoas do Campus Cajazeiras reuniu, neste dia 30 de março de 2017, os Diretores do Campus: Lucrécia Petrucci, Gastão Coelho e Hugo Eduardo para explicitar os procedimentos. Na oportunidade o servidor Emerson Lunguinho também dirimiu algumas dúvidas sobre o processo de digitalização dos assentamentos funcionais.

*Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.