Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 02 > Conversa sobre empreendedorismo na VMPEI

Conversa sobre empreendedorismo na VMPEI

Ex-alunos que se tornaram empreendedores de sucesso partilharam suas experiências no Campus Cajazeiras.
por publicado: 22/02/2017 13h52 última modificação: 06/03/2017 10h22

Existe algo mais incentivador do que saber qual foi a estrada percorrida, os desafios e soluções encontradas pelo seu semelhante até a realização de um sonho? Pode ser que haja, mas seguir bons exemplos, procurar espelhos, é sempre um passo interessante para descobrir o caminho das pedras, ou melhor, o do sucesso. Foi com este pensamento que a Comissão Organizadora da V Mostra de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPB Campus Cajazeiras convidou alguns ex-alunos, os quais se tornaram empreendedores de sucesso, para fazerem parte de uma mesa redonda sobre Empreendedorismo e o Mundo do Trabalho.

Os convidados foram os empresários Marcelo Martins, Regina Lucia Nunes, Milton das Chagas Santos Neto (os três cursaram edificações) e Edglei César Ramalho, que cursou Automação Industrial, além do Agente do Sebrae Tiago Oliveira Pereira. As discussões foram mediadas pelas professoras Eva Maria Campos, Maria Gracilene Marques Pereira e o professor Helltonn Winicius Patrício Maciel, todos ministrantes de disciplinas na área de empreendedorismo.

Uma das falas mais empolgantes foi a de Marcelo Martins, proprietário de uma empresa na área de Tecnologia da Informação, sediada em Cajazeiras, que atende clientes de todo o Brasil e do mundo e oferece oportunidade de trabalho e estágio para muitos alunos do IFPB. “Se hoje eu estivesse no lugar de vocês eu buscaria primeiramente me entender como pessoa, saber o que eu quero e como lidar com pessoas, isso é fundamental para qualquer carreira. Se você for abrir um negócio, eu recomendo que procurem entender de verdade sobre aquilo que está fazendo, estude e se envolva ao máximo. Entre o mapa e o terreno, escolha o terreno, saiba onde você está pisando”.

O professor Helltonn Winnicuis sintetizou os principais pensamentos contidos nas falas dos demais membros da mesa. “Ser empreendedor é também gerar desenvolvimento através da sua empresa, gerar empregos, mudar a vida das pessoas. É permitir-se conhecer o novo, o diferente, buscar conhecimento, usar o que você aprendeu, mas ir para além da técnica e para isso é preciso ter coragem”.

Nas intervenções da plateia, o aluno Rafael Tavares, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, falou sobre o Cartápio, um empreendimento pensado em sala de aula, que hoje é uma realidade. Rafael disse que para incentivar e apoiar o empreendedorismo, as pessoas também devem acreditar e usufruir daquilo que é oferecido pelos empreendedores, notadamente os da região.

A programação da V Mostra de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPB Campus Cajazeiras segue durante a tarde e a noite de hoje. Através do site http://www.mostraifcz.com.br/index.html é possível conferir toda a programação.

Clique aqui e acesse o álbum com as fotos do evento na página do Campus Cajazeiras no Facebook.

Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.