Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2016 > 09 > Palestras e Workshops iniciam I SIMPLE

Palestras e Workshops iniciam I SIMPLE

Amanhã (24) o Simpósio será voltado para a formação de professores de Língua Estrangeira.
por publicado: 23/09/2016 19h53 última modificação: 23/09/2016 22h02

Momentos de interação com troca de saberes entre professores, estudantes e pessoas da comunidade de Cajazeiras e região. Foram assim os dois primeiros eventos ligados ao I SIMPLE - Simpósio Paraibano de Línguas Estrangeiras.  Na noite da quinta (22), foram realizadas duas palestras relacionadas ao trabalho do professor e do intérprete no contexto da educação inclusiva. Já na sexta aconteceu o “American Talks”, um bate-papo, em forma de workshops, com duas professoras americanas. Neste sábado o SIMPLE segue com uma programação voltada aos professores de Língua Estrangeira.

As palestras da quinta foram ministradas pelo intérprete de LIBRAS e coordenador do NAPNE do Campus Cajazeiras, Francisco Raule de Sousa e a professora Rosycleia Dantas da UFPB. De acordo com a Coordenadora do I SIMPLE, professora Liane Velloso, “foi uma discussão muito produtiva, de muita interação entre os professores de LIBRAS e pessoas da comunidade que puderam participar, questionando, se aprofundando e tirando dúvidas sobre o tema”.

O American Talks trouxe duas professoras americanas para falar sobre o dia-a-dia, os costumes e as curiosidades sobre o estado do Texas e a cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Tyna Jacob, a Texana, é filha de pai americano e mãe paraibana e se disse uma “Ameribana”, pois escolheu a Paraíba como seu lugar. Já a professora Dora Saclarides veio de Chicago para a Paraíba no mês de fevereiro e fica aqui até o fim do ano em um intercâmbio na UFPB. Ambas se disseram apaixonadas pelo Brasil e o nordeste, em especial, e agradeceram a oportunidade de participar do evento.

E quem esteve no American Talks garante que valeu a pena. É o caso de Josélia Maciel, professora de Inglês do Programa Projovem, na Escola Polivalente. Ela afirmou que o que aprendeu irá levar para a vida e para as suas aulas. “Foi maravilhoso aprender mais sobre o Texas. A gente fica achando que lá só tem Cowboys, quando na verdade tem muito mais coisa, uma cultura bem rica, e eu certamente vou querer mostrar um pouco também do que aprendi para os meus alunos”, afirmou.  No sábado à tarde haverá mais um workshop do American Talks dentro do I SIMPLE. Dessa vez a professora Dora Saclarides falará sobre Chicago para uma turma de 30 alunos do IFCE.

A programação do I SIMPLE acontece durante todo o dia deste sábado (24). Pela manhã haverá mesa redonda e palestra e durante a tarde haverão cinco workshops voltados para diferentes áreas do ensino. Clique aqui e confira.

A diretora do Campus Cajazeiras, Lucrécia Petrucci, parabenizou a professora Liane Velloso e toda a equipe envolvida na organização do I SIMPLE pelo trabalho e a dedicação. Na oportunidade ela entregou a Liane o certificado de participação no Programa Setec-Capes/NOVA de capacitação para professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ocorrido no Northern Virginia Community College (NOVA), nos Estados Unidos. “Desde que Liane chegou dos EUA que trouxe novas ideias e esse evento é um dos frutos dessa capacitação”, disse Lucrécia.

Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras