Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2019 > 02 > Campus Avançado Cabedelo Centro realiza formatura de cursos técnicos

Campus Avançado Cabedelo Centro realiza formatura de cursos técnicos

Solenidade contou com 120 formandos e foi realizada nessa sexta-feira (01), na Reitoria do IFPB
por publicado: 02/02/2019 10h22 última modificação: 02/02/2019 10h22

O Campus Avançado Cabedelo Centro realizou nessa sexta-feira (01), no auditório do Edifício Coriolano de Medeiros (sede da Reitoria do IFPB), a solenidade de formatura dos cursos técnicos subsequentes em Pesca, Náutica, Transporte Aquaviário, Guia de Turismo, Serviços Jurídicos e Transações Imobiliárias.

Ao todo, 120 estudantes participaram do evento, que foi presidido pelo reitor Nicácio Lopes e contou com a presença de gestores do campus, servidores e familiares dos formandos. A solenidade foi iniciada com a formação da mesa de autoridades, composta, além do reitor, pela diretora-geral Keitiana Souza e pela coordenadora de Ensino Isabela Carneiro. Após a entrada de professores e concluintes, foi executado o Hino Nacional Brasileiro e lido o juramento dos cursos técnicos.

Em seu discurso, o orador das turmas, Ulisses Carvalho, relembrou o percurso dos estudantes durante os anos de estudos. "Desde o primeiro dia de aula, entramos em sala com várias incertezas, se íamos ser capazes de superar as adversidades que iriamos encontrar durante o curso. Mas, no fundo de nossos corações, sempre existia a esperança, a motivação, e hoje estamos aqui. Que, com os novos desafios que agora surgem, tenhamos o entusiasmo de uma criança e a sensatez de um adulto. Que os bons ventos nos guiem!".

Emocionados, os padrinhos das turmas também realizaram pronunciamentos. "Este é o momento máximo de uma instituição de ensino, que representa muito não só para vocês formandos, mas para todos os servidores e gestores", frisou o professor Marcelo Oliveira.

Verônica Batista destacou os momentos, as histórias, as vivências em sala de aula. "Hoje o dia é de comemorar e agradecer!", afirmou a docente.

"Hoje, vocês fecham mais uma porta para seguirem em frente. Mas, dou um conselho a todos: não fechem a porta, sejam essa porta!", enfatizou o professor Ticiano Alves.

"A vida é repleta de momentos de sucesso e hoje, estamos vivendo mais um momento desses juntos", destacou a docente Jailma Marinho.

Já Marcelo Serrano falou sobre a singularidade da solenidade. "Vocês não são apenas mais um a se formar. A vitória de vocês é a concretização do nosso sucesso!"

"Vocês representam a efetivação da nossa missão, nossos valores... tudo que podemos dar de melhor a cada dia em nossa profissão", relatou o professor Mário Lyra.

Em seu discurso, a diretora Keitiana Souza falou sobre algumas experiências vividas e todos os esforços dos alunos e professores. "Existe uma música de Cidade Negra que diz: 'Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui...' E foram muitos esforços coletivos no meio dessa caminhada. Foram aproximadamente 1.000 horas  de aulas; muitas horas sem dormir; horas de viagens de trem, barco; horas de fome, visitas técnicas, esperas... Mas vocês conseguiram chegar até aqui!" Um dos destaques citados pela diretora foi a implantação da turma de Guia de Turismo em Barra de Mamanguape, que "representou a realização de um sonho pessoal e profissional" em sua vida.

Após o discurso da diretora, foram entregues os certificados de Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso aos alunos Ulisses Carvalho e Horácio Montenegro (1º lugar), com o trabalho "A utilização do turismo como ferramenta para o ensino de História"; Ascendino Nóbrega (2º lugar), com o trabalho "Análise de viabilidade sócio-econômica para o terminal pesqueiro do porto de Cabedelo"; e Gabriel Ribeiro (3º lugar), com "Faróis e faroletes do Estado da Paraíba".

Encerrando a solenidade, o reitor Nicácio Lopes realizou o seu discurso, destacando o simbolismo da solenidade. "Não existe momento que supere este que vocês estão vivendo agora. Este canudo que vocês receberam reflete todo o sacrifício de vocês, dos seus familiares e de todos os profissionais do campus". Nicácio também enfatizou  a admiração que sente pelo Campus Avançado Cabedelo Centro. "O Campus Cabedelo Centro vem se destacando pela ousadia, idealismo e paixão refletidos na atividade profissional desses educadores. Parabéns a todos!" Por fim, o reitor fez um apelo aos estudantes: "Que este não seja um ponto de chegada, mas de partida para novas conquistas que vocês terão percurso das suas vidas!".

Verônica Rufino - DGCom